quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Da Guarita On Line



Aleluia! E ainda não chegámos à Páscoa! O Boletim Municipal ressuscitou e reencarnou num blog onde a malta pode saber o que é que se está a passar em Marvão. Tem vídeos e fotos e notícias, tem ligações a outros blogues, e muitas mais coisas interessantes. Tem muita informação oficial e sobre a vida associativa da santa terrinha. É bom para quem está longe, mas também para quem está perto e não quer perder pitada. É pró menino e prá menina e é GRÁTIS! Mas não oferece enciclopédias, nem dvds…

Paciência! Não se pode ter tudo.

Está em http://municipiodemarvao.blogspot.com/.

2 comentários:

Garraio disse...

Parabéns!!!

Tenho sentido muito a falta de este meio de divulgação do que nós por aqui vamos fazendo.

Fiz durante anos o envio do boletim para os assinantes e restante protocolo e tive a oportunidade de sentir o impacto que este instrumento tem, tanto nos nossos emigrantes, como em grande parte da população residente sobretudo a rural e de menor mobilidade que, por incrível que pareça, às vezes só sabe das coisas quando folheia o nosso boletim.

Várias pessoas da minha família assinavam essa publicação, os meus tios de Tomar e Caldas, os meus irmãos, sobretudo o Manecas, já vai para 17 anos naquela Suiça, tenho a certeza que devorava, letrinha a letrinha, todas as notícias da terrinha que o Boletim lhe presenteava.

É triste que estas coisas acabem. Porque são estes pormenores aparentemente sem importância, que nos vão "minando" lentamente e que nos vão deprimindo até à "morte".

O Boletim é, forçosamente, uma arma política. Portanto, seria de supor que o poder político não abdicaria deste instrumento. Mas, na minha óptica, o que é importante é que o Boletim é também uma forma de alimentarmos o nosso "ego" e subir a moral daqueles que se sentem implicados com o seu conteúdo, quer sejam residentes no Município, ou emigrantes.

Sei que também tens esta "pedra no sapato". Somos dois. Não podíamos esconder um certo orgulho, quando contávamos o que se fazia aqui por "casa". Enfim...

A versão on-line é óptima, mas temos consciência que "isto" só serve para uns poucos. E os outros também merecem. E os outros vão perguntar «E nós? não temos direito?»

Espero que esta tua iniciativa (de louvar e agradecer, obviamente) sirva para despoletar o Boletim do letargo em que sumiu há uns tempos a esta parte.

Sergivs disse...

Concordo e subscrevo parte do comentário do Sr. Garraio.
Parece-me que um blog criado pelo Município faz todo o sentido e é positivo, devendo constituir um espaço privilegiado de informação, sugestões e debate de ideias. Nesse sentido, tenho a certeza que servirá os interesses da Câmara e dos munícipes, aproximando-os mutuamente.
Porém, considerando que grande parte da população concelhia não tem meios, nem acede à Internet, parece-me razoável e útil a continuidade Da Guarita, em formato de papel. Apesar de ser um utilizador assíduo da net, confesso que gosto mais de ler em papel e o boletim municipal era para mim uma espécie de arquivo resumido do que se ia passando no concelho. Por outro lado, a informação ao chegar a casa de quase todos munícipes, “obrigava-os” a estarem informados e a desmistificar alguns boatos, aliás, bem frequentes nesta região.
Como residente no concelho, só tenho a agradecer a criação do blog, mas não me parece que sirva como argumento para substituir o envio anual e gratuito do boletim Da guarita, em formato de papel.