sábado, 7 de junho de 2008

Hope


A vitória de Barack Obama sob Hillary Clinton nas primárias fez justiça a todos aqueles que sofreram e sucumbiram aos pés de uma América “redneck”, racista e divisionária que tratou gerações de negros como se dos mais reles animais se tratassem.

O senador do Illinois que garantiu os delegados que necessitava para sair como candidato à Casa Branca da próxima convenção democrata, tem nas suas mãos a oportunidade de revolucionar os pouco mais de 200 anos de história dos “States”.

“Yes, we can” (Sim, nós podemos), dizia ele na campanha despretensiosa, positiva e calorosa que convenceu muitas das estrelas anti-mainstream a juntarem-se neste coro pelo humanismo e contra o capitalismo militarista da administração Bush.

O mundo é cada vez mais uma aldeia e o que se passa no bairro do lado, mesmo que tenha o Atlântico a dividir-nos, interessa-me e muito. Espero sinceramente que quem governe aquela nação nos próximos anos, privilegie as pessoas ao petróleo e pugne por cooperar para fazer deste mundo um sítio melhor. Eu tenho fé no Obama. Veremos se consegue resistir ao sistema que tantos tem engolido.

Foi longo, duro e sangrento este percurso de segregação que agora tornou proféticas as palavras sonhadas por Luther King. Agora podes descansar em paz. Mesmo que não ganhe, o teu ideal já é de verdade. “Free at last”.


1 comentário:

Clarimundo Lança disse...

Separados a nascença....

Barack Obama vs Excelência