terça-feira, 2 de dezembro de 2008

À mesa com a tradição



Foi com enorme satisfação e indisfarçável orgulho que estive presente no lançamento da obra “Marvão, à mesa com a tradição” da autoria das minhas queridas amigas Emília Mena, Adelaide Martins e Teresa Simão que deram assim mais um passo decisivo para a preservação da memória das gentes do nosso concelho.

Durante o último ano, as aventureiras deste “trio maravilha” trabalharam arduamente, correram Marvão de lés-a-lés, abdicaram de muito das suas vidas para conseguirem recolher e plasmar no papel as receitas antigas das cozinhas das nossas avós, evitando assim que se perdessem para sempre.

Aceitando o desafio de Fernando Mão de Ferro da editora Colibri (cada vez mais um gigante na promoção da cultura alentejana), com a coordenação do Prof. Jorge Oliveira e belíssimas imagens de Raul Ladeira e Bica, criaram um clássico instantâneo, um caso de sucesso absoluto ainda antes de sair da prensa. Com uma equipa destas, não havia como falhar!

Para mim, enquanto vereador da cultura, é um privilégio enorme ser conterrâneo e contemporâneo de gente tão boa, tão talentosa e deste calibre. Não tenho dúvida nenhuma que este livro será mais um caso em que o engenho e a arte se revelam maiores que a vida: daqui a cem ou duzentos anos ainda haverá quem o folheie, quem o mencione, quem o elogie, e essa é, na minha modesta opinião, a grande recompensa de todo este esforço.

Ainda bem que a sala estava cheia de amigos e familiares, de muitos que não quiseram faltar à chamada para dar uma força, para agradecer o empenho, para pedir um autógrafo. O powerpoint em que as autoras nos revelaram uma espécie de “making of” do livro, deixou bem claro como é grande e bonita a sua amizade, como é fantástico quando três sensibilidades, três inteligências, três mulheres de garra se unem pela paixão pela sua terra e juntas constroem algo que é muito maior que a soma das partes.

Muitos e muitos parabéns. Vocês merecem tanto, mesmo!

Minhas queridas: bem hajam e que venha o próximo!





Sem comentários: