segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Na noite de 19 de Dezembro – a discoteca Crisfal volta aos anos 80!



Uma das coisas que mais adoro fazer é meter música.

E meter música é bem diferente de se ser DJ. Para se ser Dj é preciso saber infinitamente mais do que aquilo que eu sei. Para se ser Dj tem de se trabalhar muito bem o vinil, tem de se saber operar com maquinaria e tecnologia e softwares complexos, tem de se perceber de loops e scratchs, tem de se investir muito em novos sons e tem-se sobretudo que saber fazer novas batidas, novos ritmos a partir dos sons de outros. Em duas palavras: criar música. Ora eu não tenho nada disto mas adoro estar ali a bombar para o pessoal, a dar alegria, a pôr tudo a mexer.

E isto vem de sempre. Lembro-me perfeitamente de com 4 ou 5 anos ter um gira-discos de cartão que o meu pai me construiu, onde não faltavam as rodelas também de cartão a imitarem os discos de verdade. Lembro-me de passar tardes inteiras naquilo, a fumar cigarros de papel que tinham um pacotinho e tudo, a meter e a tirar discos, a cantar sozinho as músicas que imaginava em cada um.

Nos últimos anos, a Megatenda que montamos por altura da passagem de ano na Portagem, tem-me permitido fazer o gosto ao dedo, juntando o útil ao agradável. Não havendo cachet para contratações de grandes artistas, dou o corpo ao manifesto, juntamente com o amigo DJ Reis (que já mexe bem!) e neste caso garanto que não me custa mesmo nada fazer esta perninha num evento quase familiar que já é incontornável e chega a juntar centenas de pessoas.

As actuações têm-se estendido às festinhas das Ludotecas, Dias da Criança…

E creio que foi no seguimento destes números e da amizade que nos une que surgiu o simpático convite da Alexandra e do Filipe para uma noite na Crisfal. É com todo o gosto que lá estarei ainda por cima numa noite temática dos anos 80, altamente bem acompanhado pelo meu colega, companheiro, e congénere da pasta da cultura de Portalegre, José Polainas.

Apesar de ser Dezembro, sei que vai ser uma noite bem quente com muitos sons para recordar. Quem viveu nestes anos profícuos em músicas memoráveis, quem cresceu ou namorou nesses gloriosos 80, vai ter muito que dizer “eina esta! Aos anos que eu não ouvia isto…”.

Eu cá tenho andado a preparar o meu set e posso levantar o véu dizendo que vai haver muito Human League, muito Yazoo, muito Ultravox, muito Depeche Mode, muito New Order, muito Pet Shop Boys e Communards mas não vão faltar todos os hits que rebentaram nos tops e toda a gente sabe cantar (Sabrinas, Samanthas, Sandras e companhias); a onda mais rock (dos Aerosmith aos Europe); a cena mais independente e eclética (Smiths, Cure e Siouxie Sioux na linha da frente) e os ritmos mais dançáveis.

Porra pá! Aquilo vai ser de arromba! Mas estão à espera do quê para marcarem na agenda?

Bora lá!

E não é que há dias dou com os cartazes estrategicamente colocados à frente da entrada da Escola Superior de Educação, ali na Praça da República, anunciando a sessão, ali ao lado dos grandes nomes da arte dos discos? Caraças, pá!




PS: Já agora, o DJ Variações foi baptizado pela malta nova amiga. Vereador, Vereações, Variações… Se querem assim… cumpra-se!

E esta não vai faltar… de maneira nenhuma!


Boneco! Como meneia as ancas! E a pála à pirata no olho? Categoria! Já não se fabrica material deste!

Sem comentários: