quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O Mestre

Tanto estilo! Meu Deus, como é possível tanta classe num homem só?


O Zézé Camarinha é para mim uma espécie de guru espiritual que goza de estatuto de semi-Deus. Adoro tudo no homem, sou fã, não resisto ao seu carisma. Desde que o conheci numa reportagem de há uns anos atrás, fiquei ligado e tento absorver todo e cada um dos ensinamentos que nos deixa em vida. É uma figura mágica, uma entidade celestial, o homem que eu gostava de ser, embora preferisse claramente quando usava aquele bigodinho bem chulo. Uma máquina industrial! Qual George Clooney, qual quê?

Quando vou de visita ao meu irmão, a Portimão, faço sempre questão de passar no seu bar para admirar a extensa colecção de fotografias com celebridades (muito jogador de futebol) e apreciar os seus shots “You very white”, “You very brown” e o catedrático “Put the cream”. Muito bons, de facto. E se lhe carregarmos a seguir em cima com umas Guiness geladas no bar irlandês ao lado… é letra! Tenho sempre a expectativa de o encontrar por lá mas o sacana não se deixa apanhar facilmente, anda sempre a monte, atrás das bifas. Campeão!

E pensar que estive mesmo para o conhecer… a escassos metros dele. Era madrugada, bem sei, umas 5 ou 6 da matina e vínhamos nós do Sasha todos bem dispostos e enquanto esperávamos pelo táxi, vejo o gajo a falar com um polícia. Epá… que emoção. E eu estava mesmo numa de lhe ir pedir um autógrafo quando meia dúzia de russos ou ucranianos ou de outro país qualquer de leste, mas todos muita bêbados, entram destrambelhados pela rua acima num chaço todo rebentado e se esquecem de fazer a curva, galgando o passeio e abalroando quase o pessoal todo que por ali estava. Foi lindo, parecia que estávamos em São Francisco num cenário do “Dirty Harry”. Mas com aquela cena toda e de tanto rir, acabei por deixar de o ver…

Uma pena… Ainda hoje penso que pode ter sido apenas uma visão.

Tudo isto porque há dias, o meu amigo Pescada me enviou um excerto do seu livro de memórias que aqui republico. Isto sim é literatura da boa. Uma classe de homem! Fiquei de tal maneira embevecido que não resisti e encomendei o livro de imediato. Já vem a caminho… A estas horas já deve de vir ali no Entroncamento. Isto promete…


Atenção à linguagem, ó pessoal! Isto aqui é dureza…

(carrega que isto cresce)








Para rematar, um vídeo antológico com o melhor de…


Sem comentários: