segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A "oração" do soninho

Os hilariantes Mike e Sully, profissionais do susto na obra-prima da Pixar, "Monstros e Companhia", um dos meus filmes favoritos de sempre. Se todos fossem assim tão cómicos...

A meio da noite, é frequente ouvir os passinhos dela entrando pelo quarto adentro, chamando a mãe em sussurro para junto de si. É uma daquelas concessões que os pais vão fazendo ao longo dos tempos e ganham força de hábito. Dá pena e… vai-se deixando.

Mas depois a mãe queixa-se que dorme mal… que não descansa…

A coisa não podia continuar, sobretudo agora que vem aí a pequena Alice…

Nesta semana decidi intervir e fui eu a avançar.

Acompanhei-a e deitei-me junto a ela. Como o sono não vinha… passámos ao diálogo, sentados na cama. Deu noitada. Das 4h às 6 e meia, tentando desmontar cada sonho mau, tentando explicar que nada daquilo fazia sentido, que já tem 8 anos, que vem aí a mana e tem de ajudar a tomar conta dela… até que cedeu ao cansaço e os carinhos no cabelo.

No dia a seguir disse-me: “Olha… afinal… até dormi bem!”.

E eu a pensar para com os meus botões: “Ai sim? Eu nem por isso… mas antes assim”.

Para que não esqueça o combinado e para que o soninho nunca falte, fiz-lhe uns versos, que não são bem uma oração porque eu de santidade não tenho nada, mas que pretendem surtir o mesmo efeito.

Como sei que este é um fenómeno que é extensivo a muitos outros lares, fica a dica. Caso vejam interesse, podem sempre utilizá-los, fazendo as respectivas alterações. Eu abdico dos direitos de autor como forma de apoio à causa.

Sendo assim:
-
-
Para a Leonor dormir descansada…

Cansadinha que estou,
Chegada ao final de mais um dia,
Já só penso na minha caminha,
E na minha doce companhia.

O ursinho e a Aurora,
Guardiães do meu quartinho,
Protegem-me e olham por mim,
Quando me embala o soninho.

Dormindo, eu descanso,
Reponho as energias,
Recarrego as baterias,
Para as minhas correrias.

Eu sei que o pai e a mãe,
Estarão sempre junto a mim,
Já sei que se precisar deles,
Hão-de sempre dizer-me que sim.

Se acordar a meio da noite,
E for só para fazer xixi,
Volto logo para a caminha,
Recuperar o tempo que perdi.

Se acordar por sonhos maus,
O pai disse-me para o chamar,
Ele vai-me fazer festinhas,
Dar carinho e acalmar.

Eu não devo ter medo,
Que me venham cá roubar,
Portas e janelas estão bem fechadas,
Ninguém vai conseguir entrar.

O pai tem uma espingarda,
Com um cartucho bem carregado,
Se o ladrão quiser cá vir,
Vai levar um tiro no rabo.

Os monstros não existem,
Só na nossa imaginação,
Se eu quiser mando-os embora,
Não passam de pura ilusão.

Os fantasmas não são de verdade,
Não existe coisa tal,
Só mesmo no Halloween,
E nos bailes de Carnaval.

Os pesadelos são parvoíces,
São coisas sem sentido,
Que só me querem chatear,
Dar o soninho por perdido.

Sempre que eu queira,
Dormir de novo descansada,
Vou pensar em coisas boas,
Que me deixem fascinada:

Vou pensar na mana Alice,
No primo João e na Maria,
Num mundo feito de doces,
Cheio de luz e alegria;

Vou pensar em chocolates,
Em chupas e em gelados,
Em todo o tipo de guloseimas,
Muitas pastilhas e rebuçados;

Vou pensar na Eurodisney,
Na piscina, na praia e no mar,
Em sapatos e em vestidos,
Roupa linda para eu usar;

Vou pensar nas minhas bonecas,
Livros, revistas e afins,
Em todos os meus brinquedos,
Nos meus cds e nos patins.

Vou pensar nas minhas amigas,
Em tardes inteiras a brincar,
Mil aventuras para viver,
Coisas lindas para explorar;

Vou pensar que estou de férias,
De folga o ano inteiro,
Passar os dias a pôr-me bonita,
Num salão de cabeleireiro.

Vou pensar no Disney Channel,
Nos artistas que eu venero,
Que cantam e dançam tão bem,
Que fazem tudo o que eu quero;

Vou pensar na minha família,
Nas pessoas que eu adoro,
Vou pensar que estamos todos juntos,
A dançar e a cantar em coro.

Da próxima vez que acordar de noite,
Por não conseguir dormir,
Vou fechar os olhitos e rir-me
Das coisas boas que hão-de vir a seguir.

Sossegada na minha caminha,
Vou voltar a descansar,
Até ao amanhecer,
Até à hora de acordar.
-
-
PS: Ela adorou. Riu e chorou ao mesmo tempo quando os leu. Nessa mesma noite, ouvimos os passinhos irem para a casa-de-banho e regressarem de imediato para o quarto. A coisa resulta...

1 comentário:

Gi caldeira disse...

eu devo dizer:

Ser criança e sonhar
pensar em montros e brincar
é talvez das melhores coisas
que a vida tem para nos dar.