sábado, 1 de maio de 2010

Luxo e Megalomania (no Portugal dos Pequenitos...)


Diz quem sabe (e já ninguém duvida!), que o nosso Portugal está à beira de ficar grego.

O cataclismo helénico irá dará lugar à tragédia portuguesa com previsível naturalidade.

Perante a desgraça, até o sempre seguro Sócrates vacila e assina, após reunião e declaração conjunta com o líder da oposição, a sua morte política. Passos está agora mais certo do que nunca que será o homem que se segue e recebe resignado o “menino” nos braços.

Vejo nas notícias que o mais certo é irem-nos ao bolso. Seja no aumento do IVA ou no não pagamento do 13º mês (que as férias estão muito em cima para que seja esse o primeiro subsídio a marchar) já ninguém duvida que vamos ser nós a pagar a factura.

Nesse mesmo noticiário, assisto aos detalhes obscenos da visita de Bento XVI a Portugal. Luxo e megalomania. Nos cenários, nos vestimentas, nos adereços… Falam, por exemplo, num microfone banhado a folha de ouro. Um microfone que irá ser usado, segundo estimam, durante 30 segundos!

E eu pergunto-me: “É este homem o líder da Igreja Católica, a mesma que se diz de um Cristo, suposto filho de Deus, nascido numa manjedoura para dar ao mundo uma lição de humildade?”.

Ou muita coisa se perdeu ao longo desta história ou eu não vi os episódios todos mas que há algo que me parece cheirar muito mal… lá isso há.

6 comentários:

Francisco Abrantes disse...

Completamente de acordo Pedro, definam-se as prioridades de uma vez por todas...

Garraio disse...

Pedro, my friend...não te conheço!!! Não podes ser tu a escrever estas herejes palavras!!
Vai-te já confessar, que tens a língua suja!

Isabel I disse...

Por estas e por outras é que as pessoas se afastam da igreja, dos seus dogmas incompreensíves e dos seus segredos inconfessáveis.

Helena Barreta disse...

Parece-me despropositado, atendendo aos tempos difíceis por que todos estamos a passar, gastar fortunas nestas visitas papais.

Não é esta opulência, certamente, o conceito e vida de Cristo, a mensagem que tentam transmitir não se parece nada mesmo com aquilo que nos é dado a ver.

Um abraço

Bonito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bonito disse...

Não foi boa ideia irritares o papa…

O Benfica é que pagou!


Abraço (e votos de rápidas melhoras…)

Bonito