quinta-feira, 27 de maio de 2010

Manual de Sobrevivência à Crise I - Aprender a dar uma má notícia


Como está muito boa, mesmo… não resisto a publicá-la.

Aprenda a dar uma má notícia:

(Adaptação ao alentejanês partindo do original brasileiro recebido via mail)
-

- Tá sim? Senhori Engenhêro? Daqui tá falando o Jaquim, o casêro aqui do monti.
-
- Olá senhor Joaquim. Viva, como vai? Está tudo bem aí pelo Alentejo? Alguma novidade?

- Olhi, ê tou só ligando pra lhe dizeri co sê papagaiu morrêu.

- Ó meu Deus… O meu papagaio? Aquele que ganhou o concurso internacional?
-
- Êsse mesmo! Sim senhori.
-
- Oh… que desgraça! Tinha-me custado uma fortuna… Eu adorava o animal… Morreu de quê?
-
- De comeri cárne estragada!
-
- Carne estragada? Mas quem cometeu uma barbaridade dessas? Quem é que deu carne estragada ao bichinho?
-
- Ah, ninguém… Foi ele comeu a carne de um cavalo morto.
-
- Cavalo morto? Que cavalo morto, Joaquim?
-
- O sê puro sangui. Aqueli que o senhori tinha compradu lá prás Arábias. Morreu de puxari tanta carroça d’ água.
-
- Está louco, Joaquim?! Mas que carroças de água?
-
- Para apagari o fôgo!
-
- Mas que fogo, meu Deus?
-
- Aqui na sua herdadi. Uma vela caiu… e olhi… ficou tudo ardendo.
-
- Uma vela?!?! Mas nós temos electricidade no monte! Que vela era essa?
-
- Do velóriu!
-
- Do velório? De quem?
-
- Da sua mãezinha! Ela apareceu aqui sem avisari e eu espatei-lhe um balázio pensando que era um ladrãu, vêja bém!
-
- Meu Deus, que tragédia! - e nisto o homem começa a chorar.
-
- Ó patrãozinhu… acalme-se lá! Não me diga que vai começari a chorari só por causa dum papagaiu…

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Está muito boa mesmo. O seu alentejanês está divinal.

Bom fim de semana