domingo, 7 de novembro de 2010

O inventor

(Atenção que tem direitos de autor, ãh? Esta deu muito trabalhinho...)

-

Arre que foi de arromba!

Um Futebol Clube do Porto de gala e um Benfica de galinheiro, foi o que foi.

Eu sei porque é que perdemos: porque há jogadores que ainda estão cansados do Mundial e acusam falta de rotina.

Assim que ouvi dizer que Jesus ia mexer na defesa, colocando David Luíz no lado esquerdo e chamando Sidnei a central, todo eu estremeci todo por dentro. A receita já tinha dado excelentes resultados na época passada, na Liga Europa em Liverpool, pelo que era de esperar o melhor. Os primeiros minutos de jogo haveriam de revelar o óbvio: estava encontrada a porta do galinheiro por onde haveriam de surgir as 3 jogadas que originaram os 3 primeiros golos. De rajada!

Jesus tinha duas abordagens possíveis para esta partida: ou entrava destemido, olhando o adversário nos olhos, jogando o jogo pelo jogo, com uma equipa aguerrida, mantendo o esquema defensivo até agora bem sucedido e apostando na eventual inclusão de novos valores capazes de causar surpresa (Gaitán? Jara?) apoiando Kardec, ou entrava a medo, como fez… e saiu-se mal. David Luíz foi incapaz de segurar um Hulk supersónico e um Sidnei sem ritmo e sem rotina ajudou a compor o ramalhete. Estava a barraca armada…

E depois, o Futebol Clube do Porto tem muito provavelmente a melhor dupla actual de avançados da Europa. Hulk e Falcão juntos são absolutamente diabólicos e fizeram do Benfica “gato-sapato”. As investidas vertiginosas e os remates bombásticos do brasileiro fizeram dele uma máquina de guerra imparável. O primeiro golo de Falcão é um hino ao futebol. A facilidade com que a equipa chega ao terceiro golo é assustadora. Parecia uma peladinha de fim-de-semana.

Depois houve tudo o resto… um Varela em velocidade cruzeiro, um meio campo de luxo com Moutinho, Bellushi e Guarín, dois laterais sempre disponíveis para subir (Sapunaru e Álvaro) e uma defesa tranquila e fechada a sete chaves por Maicon, Rolando e Helton. O Porto está uma super-equipa, muito bem orientada, extremamente bem estruturada, disciplinada e talhada à imagem de um treinador que vai dar que falar. Temos que nos render à evidência: foi um banho de bola à antiga.

O meu Benfica nunca passou de um rebanho tresmalhado que apenas a espaços deu ténues sinais de vida em inócuas investidas individuais. Um torpor… Muito pouco para um campeão em título.

As coisas agora estão mais simples: à décima jornada temos novo campeão (não tenhamos dúvidas…) e eu estou seguro que vou viver o resto do ano mais tranquilo. Resta-nos brigar pelo honroso segundo lugar com os lagartos e os bracarenses. Enfim… Há males piores…

Foi uma boa noite para os adeptos portistas que se deslocaram às Antas. Pelo preço de um bilhete assistiram a dois espectáculos: um jogo de futebol e uma tourada.

Quanto ao Jesus… isto é como tudo na vida. As paixões não duram para sempre e eu, para ser sincero, já vou estando um pouco farto do homem. Farto do ar enjoado, farto da apatia, farto das invenções tácticas, farto de muito merda. E se é para mudar, que deixem também sair os que estão por favor e a trampa que por lá há do tipo Menezes e companhias.

Meu santo Rui, santinho da minha devoção… vê lá se metes a mão na massa que se não… a coisa azeda.

Eu voto numa revolução… já!

2 comentários:

Jorge Miranda disse...

Pedro, espero que depois de este atropelo não tenhas nenhuma recaída...
Agora a sério boas melhoras.
Um abraço
Jorge Miranda

Ps. gozo agora porque logo à noite é mais um filme de terror em Alvalade.

Pousadas disse...

Meu caro amigo Tarequinho antes de mais espero que estejas a ter uma excelente recuperação.Agora falando de coisas mais agradáveis lembras-te quando no inicio do campeonato me disses-te para eu acalmar a "passarinha" porque a procissão ainda não tinha saído da igreja, pois bem já vai dando a volta á paróquia! Abraço grande amigo!!


Ps: aproveita aí no teu retiro forçado para lêres o novo livro da nossa Ministra da educação da serie Uma Aventura, OS CINCO NO DRAGÃO!!