domingo, 10 de março de 2013

17.02.2013 - Marvão - Santo António das Areias - Casados e casadas: unidos pela tradição













No domingo, dia 17 de Fevereiro, por volta das 20 horas, a sala principal do Grupo Desportivo Arenense, no Largo Ricardo Vaz Monteiro em Santo António das Areias, encheu-se para receber o tradicional jantar dos casados que se realiza há já 55 anos. Isto desde que há registo porque a origem desta celebração pode ser ainda mais antiga.

Sempre marcada para a primeira noite de domingo após o carnaval, esta celebração que reúne à mesa os homens que têm no seu estado civil a condição de casados, sejam naturais da freguesia ou casados com mulheres oriundas dela, é uma das mais antigas do concelho de Marvão. Muito perto da centena de presentes reuniram-se para comemorar a sua condição marital celebrando a vida depois de dias de festa, de folia, antes do silêncio ao qual remete o período pascal.

Munidos de pratos e talheres de casa porque o mal dividido pelas aldeias custa menos a limpar, reuniram-se para a tradicional ementa que conta com canja a abrir as hostilidades, cabrito com batatas cuja presença vem do tempo em que esta era uma carne nobre, degustada em dias de festa e uma farinheira cozida com salada de agriões para arrematar. A tudo isto se tinha direito por pouco mais que 10 euros que incluíam ainda entradas, pão, vinho tinto de qualidade da região e fruta da época.

À mesma hora mas num local mais abaixo e resguardado, reuniram-se as mulheres casadas da freguesia que eram em menor número mas se aproximavam das 70. Depois da carne, como manda a tradição, a comissão dos homens foi entregar uma farinheira à comissão das mulheres. Agradecidas, as senhoras repostaram oferecendo uns versos e arroz doce.

Homens e mulheres reuniram-se após o convívio dividido por sexos, num animado baile na sala nº 1 onde tiraram as fitas de uma pinhata.

Ao baile todos se uniram, até os solteiros e as solteiras que também jantaram separados por sexos: eles nos bombeiros, elas no restaurante Pau de Canela. 

Texto e fotos: Pedro Sobreiro

Sem comentários: