segunda-feira, 22 de abril de 2013

“As canções da Maria” (outra vez, em versão expandida)

Foto de Maria de Vasconcelos e as filhas no facebook

Ainda sobre as “Canções da Maria” da Maria de Vasconcelos, que já aqui elogiei no blogue. Ontem, a minha Cristina trabalhou no posto de turismo. Trabalhou ela e trabalhei eu que tive as duas pequenas durante todo o dia a meu cargo. Depois de dar banho à Alice, vi encantado e de soslaio pelo cantinho do olho como dançava e gesticulava “As canções da Maria” em frente do espelho, num karaoke imaginário. Sabia as letras inteiras, todinhas! Canções cheias de coisas bem ditas, coisas que aprendeu e sobre as quais nunca se vai esquecer. Feliz, eu pensava: “tenho de divulgar outra vez isto, tenho de usar o meu trompete cibernético para que os pais, os primos, os tios…enfim, todos! comprem isto e passem aos pequenos e às pequenas.

Publiquei o meu texto no facebook da página “As canções da Maria”. O facebook permite-nos coisas verdadeiramente surpreendentes. O meu blogue é um púlpito virtual isolado. É um speaker’s corner ao qual só chega quem quer. O facebook é um mundo e o mundo virtual no seu melhor. Publicando lá este texto tive a reação da própria Maria de Vasconcelos que me respondeu minutos depois da publicação! Publiquei o texto na sua página no dia 24 de Fevereiro às 18.00h. Respondeu-me por volta das 20h numa mensagem pessoal:

As Canções da Maria
Boa noite, Pedro.
Muito obrigada por tamanho elogio. Não será demais?
Um grande beijinho para a Leonor, outro para a Alice e as melhoras dessa afonia.
(Pequena correcção: eu nunca estive na Antena 3. Estive na Comercial e na Best Rock com o Pedro e o Nuno.)

E eu respondi:
Pedro Sobreiro
Ah! Erro meu. Um lapso que se admite pela minha avançada idade. Já vou fazer 40 aniversários, a 8 de Junho deste ano, se lá chegar. Fico muito honrado com a sua pronta resposta e as minhas filhas, que estão aqui à lareira nem vão acreditar. Uma tem 11 anos e já está ligada ao portátil e ao facebook, claro. A mais pequena, Alice, tem apenas 3 anos e vai delirar. Nós somos de Marvão, próximo de Portalegre. Se algum dia vier atuar por aqui próximo, por favor diga-me alguma coisa que para mim seria um prémio dos céus, poder mostrar-lhas e tirar uma foto delas consigo. Iriam adorar. Delirar! Como vão delirar agora. Isto do facebook dá para muita coisa mas ainda não dá para poder ver a reação delas, pois não? É pena... Porque agora vai virar a loucura aqui em casa como quando o Benfica foi campeão. Uma vez que tenho este privilégio de chegar a si, para mim é uma emoção, como poder falar com alguém que para nós, meros habitantes da terra, está na estratosfera. Mil bem hajas e receba o meu cumprimento e saudação admirada. Um fã e um servo ao dispor. Pedro

E publiquei no meu mural:

E acreditam que a Maria de Vasconcelos me respondeu ao texto que escrevi aqui sobre o seu trabalho? Dá para acreditar nisto? A Maria não só aceitou no facebook das “Canções da Maria” o texto que aqui publiquei no meu mural e no meu blogue sobre ela, como fez mais. Para além de o aceitar, mandou-me uma mensagem privada no facebook no qual desejava as melhoras da minha saúde engripada, mandava um beijinho às minhas princesas e agradecia o que escrevi sobre ela.

Fiquei vaidoso e radiante. As minhas filhas nem cabiam em si de contentes. Isto para mim foi um upgrade de internet sem comparação igual. Achava eu que o meu blogue valia tudo e até podia pensar em escrever sobre a Maria de Vasconcelos. Mas isto do facebook, é outro planeta! Ter uma resposta dela, da própria, ao fim de umas horas é de deixar qualquer um louco, ainda por cima eu que sempre fui um pouco louco. A resposta dela foi como se um ídolo meu, como se o Quentin Tarantino me escrevesse a pedir a opinião sobre uma cena do Reservoir Dogs ou do Pulp Fiction. Não é demais e impensável?

Eu sei que já comentei isto ontem num comentário qualquer mas como sou novato nisto do facebook, queria publicar aqui para que todos pudessem ver porque me envaidece e me deixa de ego cheio. É lindo!

Nas mensagens privadas que trocamos, eu e a Maria Vasconcelos, falei-lhe numa série de coisas que são segredo entre nós mas de algumas que gostaria de ver concretizadas e passavam, entre outras coisas, por assistir a uma concerto seu na companhia das pequenas, conhece-la, apresentar-lhes as minhas filhas, tirar-lhe uma foto com elas, concretizar-lhes esse sonho.

Foi muito simpática, muito querida e educada. Um mimo de senhora. Fui feliz. Pelas minhas filhas e por mim. No facebook também sou feliz.

Este post tem muita palavra mas tem de terminar com o mais importante: as canções. Alguns exemplos que consegui pescar na rede.










Consegui encontrar estas na net. O melhor é comprarem a edição dupla que ofereci à Alice: compila o dvd e o cd. Assim podem desfrutar em casa e no carro. É dinheiro muito, muito, muuuiiiiito bem aplicado. Vão por mim. Vão pelo vosso Tio Sabi que aconselha! Este tem o selo que qualidade Tio Sabi. (um autocolante meu com cara de parvo (é a que tenho… :)), a fazer fixe com a mão). Corram!

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Ainda não conheço "As canções da Maria". Mas tenho muitos sobrinhos-netos que com certeza vão gostar.

Se há coisa que admiro nas pessoas é a educação e as boas maneiras e pelo que nos conta a Maria foi de uma grande gentileza para consigo e acredito que seja para toda a gente. Aqueles "artistas" arrogantes e que se julgam importantes deviam ter como exemplo casos destes.

Boas cantorias.

Um abraço

zira disse...

Não há nada mais impolgante do que ver as crianças felizes.Há alguma coisa que pague o som de uma gargalhada ou de um cantar? Claro que não e se aprenderem se se educarem com o ritmo, toda a família desfruta.Eu acho...