quinta-feira, 9 de maio de 2013

1 de Maio de 2013 - Dia do sócio do Grupo Desportivo Arenense




A intenção da atual direção do grupo desportivo arenense ao criar o dia do sócio era celebrar a condição de pertença ao clube tendo o cuidado que isso não acontecesse numa data fixa no calendário, para que isso não variasse e impedisse os prováveis participantes de estarem presentes. Assim, a direcção presidida por Luís Barradas tomou desde o início, a data em que este dia foi criado em 2010, a inteligente resolução de assinalar o dia do sócio do GDA sempre no dia do trabalhador, 1 de Maio.



Resolvida esta questão importante da data, cerca de 70 sócios decidiram marcar presença no evento, tendo muitos aproveitado a ocasião para pagarem as quotas, metendo tudo em dia como foi o caso deste vosso escriba. Contas feitas foi então tempo para desfrutar das regalias do convívio, uma vez que os sócios estavam habilitados a graciosamente almoçar desde que tivessem a sua quotização regularizada.



A sala nª 1 estava bonita, bem arranjada, decorada com mesas redondas e um esmerado serviço de mesa que aguardava pela chegada dos sócios que decidiram começar o dia participando numa caminhada que pelos comentários da opinião geral, foi tão bonita quanto exageradamente longa. É certo que o desporto faz bem à saúde e caminhar é um dos exercícios físicos mais saudáveis e baratos (porque não necessita um equipamento específico e está ao alcance de todos, basta haver vontade) mas condicionar a manhã de um dia que se quer festivo com uma caminhada de 3 horas, com cerca de 15 quilómetros é uma resolução algo arriscada.

O responsável pelo percurso estava tranquilo e afirmava a viva voz que as suas intenções foram as melhores mas o povo diz (e bem…) que de boas intenções está o inferno cheio. Nem a beleza do percurso, nem as vistas magníficas consolavam os mais cansados e acreditem que foram muitos.

Mas no final tudo se recompôs e ao avistarem terra firme na sala decorada e preparada com mesas redondas para os receber, os reclamantes foram perdendo a força com as primeiras entradas.

Antes da refeição, por volta das 13 horas, deu-se o momento alto do evento ao ser descerrada a placa comemorativa da legalização da sede. Esse propósito foi um dos principais objetivos da atual direcção que foi bem sucedida e atingiu-o.


O presidente Luís Barradas afirmou que “a legalização da sede não teria sido possível sem o apoio dos sócios e de todas as direções que foram passando pelo clube ao longo dos anos e mantiveram esta casa sempre viva. Realçou o papel da actual direção que chefia e muito trabalhou neste último ano e meio para atingir este propósito da escritura de legalização por usucapião.” Aproveitou a ocasião para publicamente agradecer aos sócios António Miranda, António Andrade e João Manuel Lança pelo seu testemunho que certificou a posse da sede pelo GDA perante o notário.

João Manuel Lança, sócio nº 2 do clube e o sócio mais antigo presente no evento, realçou “a importância da legalização da sede que foi a concretização de um sonho muito antigo." Felicitou os membros da actual direcção e destacou “o trabalho do sócio Nuno Pires pelo extraordinário empenho e dedicação à legalização da sede” que agora resultou no desfecho mais desejado.


Depois de almoço, a tarde continuou animada com um bailarico dos “Bate no Fole”, grupo apoiado na escola de Música de Marvão, que animou os presentes.







nota do redator: esta peça foi publicada na última edição do Jornal Alto Alentejo, quarta-feira, 8 de Maio, numa colaboração totalmente graciosa. A sua edição no blogue é posterior à publicação em papel e dá primazia ao formato oficial. O custo de cada publicação é de 90 cêntimos, pouco mais que um café. É um custo pequeno para qualquer um de nós mas muito importante para quem dedica a sua vida a trabalhar para manter esta voz do norte alentejano. Apesar de colaborador, comprei 3 exemplares para oferecer: à minha mãe Alzira, patrocinadora oficial do meu curso de jornalista em Lisboa; ao sócio nº 2 do GDA, o meu sogro João Manuel Lança e ao Luís Barradas, presidente do clube. Não podemos deixar morrer o que nos faz falta e todos temos de contribuir.

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Parabéns a todos os sócios e dirigentes do clube, que o Grupo Desportivo Arenense seja uma referência e tenha uma longa vida.

Um abraço

Bom fim de semana