quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O homem da ciência que é livre a pensar


O jornal “Expresso” faz mesmo opinião, como diz o slogan publicitário. Tenho o hábito de o comprar todas as semanas. Não há sábado sem o “Expresso”, um hábito que ganhei antes de ir estudar jornalismo para Lisboa. O “Expresso” faz escola. Este hábito só foi bruscamente interrompido quando estava em coma. Retomei-o pouco tempo depois de estar de volta a esta vida. É o único jornal a que não sou capaz de dizer que não. Umas vezes dedico-lhe mais tempo. Outras vezes, os afazeres de pai e marido e funcionário do estado e amigo… não me deixam despender na sempre prazenteira leitura do periódico mais tempo. Às vezes queria mas… o tempo passa e com um novo sábado, nova edição. De forma que… nem sempre chego a ele.

Mas a revista desta edição de 15 de Junho ficou. “O homem da ciência que acredita na reencarnação” foi um isco apelativo demais para ser perdido. O subtítulo “O espírito é o tema do novo livro do chairman da Bial, onde fala da vida além da morte ou da telepatia, citando estudos científicos”, adensou ainda mais o apetite.

Ter um homem da ciência que se dedicou à ciência para poder ajudar os outros, a defender uma teoria que defendo há tanto tempo de que esta vida é demasiado curta para acabar tudo aqui, pareceu-me maravilhoso. Demorei semanas a poder ter tempo para a ler em silêncio, podendo refletir e pensar nas palavras. Mas tive um prazer tão, tão grande a ler assuntos como a sua visão da religião que afinal tem tanto em semelhante à minha que não descansei enquanto não conseguisse este pdf da entrevista para a publicar no meu blogue. Tive de ir editora Gradiva para a conseguir. Mas aqui está ela, na íntegra, para partilhar com os meus leitores.

O ouro do século XXI, a informação, multiplica-se sem se perder.

O livro já está na mira das aquisições.

O pdf da entrevista surge clicando aquiDesfrutem! (É de borla...)

1 comentário:

zira disse...

Falhaste-me no último que me trouxeste. A revista não vinha...Ainda por a lá tens? Agradecia...