domingo, 3 de novembro de 2013

O animal feroz está de volta… Outra vez…

Nota do escriba: chamo a atenção dos clientes habituais desta taberna que o vosso Tio favorito trabalhou muito para fazer este post. Atenção que não é uma tapa avulsa que vos serve com o tintinho, tipo umas azeitonas com sal. Esta peça é um petisco gourmet que demorou mais de uma semana a cozinhar, a reunir os ingredientes que estavam dispersos por diversos órgãos de informação. Tive de esperar que fossem todos publicados, o que só hoje, sábado, aconteceu.

Apesar disso tudo, aceder à peça continua a ser de borla. Por aqui se vê que a minha boa vontade não tem fim.

A crise chega a todos e este menino das finanças que outrora tinha o estatuto de vir almoçar a casa em 1 hora e meia; já leva também desde o mês passado graças ao novo horário de atendimento, uma mochila/lancheira para almoçar no serviço todos os dias, com a merenda que a mulher lhe avia para aquecer no microondas (que carregou de casa) e conseguir comer na horinha de almoço. Na “Cantina da Troika” como eu lhe chamo.

Mesmo assim este trabalho aqui no blogue é gratuito para vós. Fico um jornalista realizado e poupo nos psiquiatras.

Sendo assim, atendendo ao trabalho que isto deu a fazer, digam aos vossos parceiros da sueca que na próxima hora não vão a jogo porque vão ler as crónicas, a entrevista, e ver o Alta Definição. Se forem mulheres, digam à vizinha que têm a açorda ao lume e não podem ficar a dizer mal daquela ou da outra.

Sim? Cumprimentos da gerência. Até já. Boa viagem.



Diz o título que “O animal feroz está de volta… Outra vez…”. Realmente, é caso para dizer que não “morre” nem que o matem. Ainda há-de chegar a Presidente da República. Pela boca, ninguém o leva preso.


Podíamos fazer aqui uma brincadeirinha ao estilo Vera Roquette, para votarem para o mail aqui assinalado, se querem escolher a opção A ou B.


Ora agora escolham se querem:

Opção A: Volta José que estás perdoado!

Opção B: “Zezito já te tenho dito que não é bonito andares-me a enganar” ou “Vai-te encher de ***da” ou “De parvos e de loucos, todos temos um pouco, mas tanto?!?!?”

Fazendo de Zandinga, consigo já antever que o povo português é pouco esperto e deixa-se levar com pouco, muito pouco mesmo. Muita gente o há-de ver já com uma auréola por cima da cremalheira.

Mas há quem pense e dou-vos a hipótese de pensarem por vós. Têm todos os ingredientes disponíveis.

Aqui está a peça original, a entrevista de 19.10.2013 do Expresso que se gaba de que “faz opinião”. Cliquem aqui e metam uma musiquinha a acompanhar que fica bem à maneira: 


É clicar para ampliar, ler e imprimir para forrar o quartinho













A minha opinião, sabem-na por dois homens, dois intelectuais, dois fazedores de opinião, dois pensadores políticos que escrevem de forma simples, clara, evidente. E inteligente. Dois homens que sigo sempre.

Um é bem mais novo que eu mas sabe aquilo que eu nunca almejarei saber porque se cultiva, lê e estuda de uma forma que o coloca na estratoesfera cerebral.

João Pereira Coutinho  



O outro é o Vasco Pulido Valente, uma referência absoluta nacional no comentário político e para mim, o caso mais evidente de um gajo que escreve primorosamente, com uma acutilância extrema mas mais parece um básico a falar. O homem não consegue dizer duas seguidas… Homem e escrita não jogam. Parecem pessoas diferentes. Tão diferentes parecem que a apresentação dele no Público diz muito sobre si. Quem fala, fala muito no consumo desenfreado de tabaco e nos consumos etílicos mas isso é da vida dele e realmente “o resto veio quase tudo nos jornais e o que não veio não deve vir.”




Para finalizar, a entrevista com o Daniel Oliveira, coitadinho, que é muito bom rapazinho mas só faz festinhas, não morde. Eu gostava era que esta entrevista fosse feita pelo Paulo Portas dos tempos do jornal Independente, do CDS e agora Vice-Primeiro Ministro. Entrevista sobre coisas engraçadas como o Freeport, as parcerias público-privadas, o TGV que ele tanto queria, as auto-estradas, os gastos com os estádios do Europeu ou o projecto do carros elétricos e os avanços geniais que iriam vir daí. Tanta coisa… Tanta matéria…

Para mim, este era o amigo do Hugo Chávez. Ponto final.


 Deus o tenha lá em descanso. Muitos anos sem nós…



Alta Definição_José Sócrates_Programa do Dia_02... por mlubep

1 comentário:

João, disse...

Meu caro Pedro, 16 Valores pelo Post. A entrevista da "besta" claro que não li, nem precisei da opinião do Vasco Pulido.

Continua meu amigo, um abracinho pouco apertado...

jbuga