terça-feira, 20 de maio de 2014

Crescer?




Alice Lança Sobreiro. 4 anos e 4 meses.

Os dois a sós em casa a ver o Muck no inevitável Disney Channel, com a mãe e a mana fora em expedição à vila por causa da matemática. Um personagem gabava-se de conseguir ler as mentes.

- “Alice sabes o que é ler as mentes? Tu sabes o que são as mentes?”


Esclarecida, “Sei. As mentes são as pessoas que são mentirosas.”




De tarde, na casa da avó Jacinta, entra zangada pela cozinha adentro:

- “Avó, a Leonor chamou-me insuportável!!!!!”

- “Ó querida, não fiques zangada, deixa lá que isso não é muito mau”.


Inconsolável, - “Diz-me lá que nome é que eu lhe hei-de chamar para a zangar!”  



Os dois na cama hoje de tarde vestidos a ver o Disney Channel e a jogar tablet enquanto a mãe e a mana (tão alta e tão bonita … como é que o tempo passa assim?!?!?) foram à ginástica…

- “Pai, já não tenho a bateria. Está-se mesmo a acabar! Já não a tenho! Depressa, depressa!!!!!”

- “Calma que o pai resolve já! (E gosta tanto de fazer o super-herói que desce as escadas a voar)”. Regressado com o cabo, diz triunfante, mostrando-o: “Alice, eis a nossa solução!”


Visivelmente satisfeita, repentinamente  se enche de preocupação por se ter lembrado da suposta falta de alimentação. 

“E agora pai? Onde é que ligamos?!?!? Não há aqui nenhum choque!!!!” 


Ontem à noite quando lhe lia pela enésima vez a história do Peter Pan, o meu herói de sempre, perguntou-me: “ó pai, onde é que ele mora?”
- “Ó filha, na Terra do Nunca onde está a baía das sereias, o barco do Gancho, o crocodilo Tic Tac, a aldeia dos índios, a rocha da caveira, os meninos perdidos, tu já devias saber isso. Já te contei tantas vezes...”
- “E como é que se chega lá?”
Enfadado pela repetição: “pó de estrela da sininho, segunda estrela à direita e sempre em frente até ao amanhecer”.
- “E ele conhece-te?”
- “Se me conhece?!?! Ele é meu amigo!”
- “E porque é que não veio aos meus anos?”


A capacidade de argumentação também se acaba. “Tenho de ir ali fazer uma coisa…”


Sem comentários: