terça-feira, 10 de junho de 2014

Dia de Portugal?!?!?









O Cavaco sentiu-se mal e não é para menos. Ele é o chefe do Estado Português e perante a afronta dos revoltosos nas comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, deixou-se abater. O pobre do homem foi-se abaixo das canetas e foi preciso o chefe Estado General Maior das Forças Armadas a ampará-lo para que não caísse.

Aqueles descontentes com o actual estado das coisas mostraram a sua insatisfação mas revelaram muito mais que isso. Revelaram uma profunda falta de respeito pela nossa história, pelo passado valoroso, pela democracia, pelo chefe do nosso Estado, mostraram a sua ignorância e o seu desrespeito por mim, também.

Assisti boquiaberto às imagens no youtube mas acredito que muita gente se sentiu assim como eu.

Mal como eu.

Alguns, mais antigos, tiveram certamente saudades do Salazar, pelo respeito que então havia pelos valores do país. O tirano não foi terrível em tudo. Foi muito terrível quase em tudo mas soube sempre valorizar o que era nosso, gerir bem as finanças do país, manter-nos longe das grandes guerras com hábeis alianças e morreu com parcas posses.

Outros, mais modernos, como eu, acham que aquilo ia com o corpo de intervenções rápidas que deveria ter zelado por aquele símbolo do Estado português que é o Presidente da República (goste-se ou não do homem mas aqui o que está em causa é o cargo que ocupa), como zelaram pela Assembleia da República como fizeram na manifestação das forças de segurança. A causa-efeito foi hoje mais que óbvia.

Vergonha.

Podem chamar-me aquilo que não sou porque eu, como sempre, estou em paz com a minha consciência, que é a única juíza a quem devo prestar contas. Não sou neo-nazi nem nada que o pareça, não sou salazarista, não sou estafermo. Sou amante da liberdade como valor maior da vida. Para além disso: sou português! E neste dia, digo-o com muito orgulho. Ter orgulho nisso não é nada que envergonhe ninguém. A mim orgulha-me e muito. Tenho pena que os sujeitos e as senhoras que boicotaram as comemorações na Guarda, não o sintam.

Quando ouvi o que se tinha passado, queria brincar com o sucedido e com o facto de o rei de Espanha também já ter bazado mas fiquei sem força

Hoje também é o Dia de Camões. Se tivesse visto uma lide destas, tinha ficado cego dos dois.


Sem comentários: