quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Retratos da Cegueira


A tradicional reportagem do Jornal da Noite da SIC de hoje, tinha o inusitado título/assunto “Retratos da Cegueira”. Confiante no nível qualitativo das antecessoras, comecei a ver, levado pela estranheza. “Que coisa esta de meter cegos a fotografar?!?”

Surpreendeu-me uma reportagem de qualidade rara e de uma sensibilidade extrema de enorme saber jornalístico de Ana Sofia Fonseca. A minha vénia. 


Tocante em diversos pontos, profunda em muitos outros, para mim foi mais um marco jornalístico no historial do canal.

Dramática em cada cegueira, em cada relato, em cada interlocutor. Se há quem me ache um vencedor pelo passado recente, fico rendido à força destes titãs de querer viver.

Terminou da melhor forma, com o ouro do relato da Patrícia Arsénio. 


Uma Lutadora colega blogger com quem tive prazer imediato de comunicar ainda que sem resposta. Para já. Caiu no coma sem saber bem porquê e dali teve de aprender a refazer toda a sua vida. Não ficou a chorar o que perdeu. Antes olhou para a frente para voltar a andar, a falar e ainda conseguiu encontrar força para escrever. Tudo isto sem conseguir ver. Estes exemplos fazem-me perceber o quão maravilhosa é a vida. O milagre de estar vivo.







Diz que tem um blogue para “escrever aquilo que lhe vai na alma, afastar os fantasmas, dizer às pessoas que podem ter esperança”. Colega blogger. Com um pelos mesmos motivos.

A Patrícia pode ser lida aqui http://pandora-ogum.blogspot.pt/, no seu sítio. Que recomendo.


Força e até que a gente se veja.

1 comentário:

Pandora disse...

Olá! Muito obrigada pela sua demonstração de carinho e apoio. Fico agradecida pela divulgação do meu blogue. Fico feliz que ao divulgar a minha experiência possa também contribuir para ajudar outras pessoas, nem que seja simplesmente em causar um sorriso :) Mais uma vez obrigada. Beijinhos