quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O novo IRS e o novo Portal



Já muito tenho escrito que o meu, não é o meu emprego de sonho. Mas é o emprego que reúne as condições para o querer como sendo o melhor possível. E é. De facto.

Se fosse jornalista como tanto aspirei e estudei para ser, poderia agora estar no desemprego, a viver numa cidade descaracterizada, ou num país qualquer com uma arma apontada pelos bárbaros do estado islâmico. Aqui tenho a paz, a proximidade dos meus e do que é meu. Aqui vivo com a riqueza de ser feliz. Com pouco.

Neste emprego que quero fazer de sonho, trabalho com o mesmo afinco com que trabalhei na câmara e por onde tenho passado. Eu trabalho para os outros. Trabalho para servir. Foi assim na Guarda Nacional Republicana, onde dei aulas de inglês; foi assim na Opel, onde vendi carros; foi assim em Nisa quando assumi funções e tem sido aqui assim. Servindo e explicando, gerindo como se fosse um negócio de família.

A Autoridade Tributária, onde tenho este gosto de trabalhar, tem uma cara nova. Neste novo mundo tecnológico em que vivemos; o director geral comunicou-me via mail, a mim e a todos funcionários que o novo portal das finanças na internet entraria em funções.




Pensado na ótica do utilizador, criando ali um enorme balcão virtual de âmbito nacional, pretende, não esvaziar os serviços locais de conteúdo, mas antes flexibilizar os assuntos por forma a adaptá-los às novas vertentes do e-fatura e do IRS.

O Sr. Secretário de Estado, Paulo Núncio, esteve claro e muito bem. Mas se disse que 90% das declarações de IRS entram pela internet, sugiro-lhe um périplo pelo interior do país e em Marvão no mês de Março, para ver como as velhinhas e os velhotes que nem sonham o que é um computador, que vivem longe dos filhos que foram para a cidade e mal querem saber deles, fazem fila para esperarem pela sua vez para esparramarem as receitas todas de um ano em cima do balcão, sem as terem somado e separado pelas percentagens de IVA.


O “Contas Poupança” do jornalista Pedro Andersson na SIC, conseguiu em breves minutos dar uma ideia muito esclarecida e abrangente desta mini-revolução do novo site. (reportagem que pode ver clicando no link)




PS: Não cometo nenhuma inconfidência se revelar aqui que um dinamarquês radicado no nosso concelho que hoje se deslocou ao serviço para pagar um imposto de circulação, depois de ter sido atendido, (neste dia em que também fiz a minha estreia na cobrança. Depois de 14 anos...), me perguntou: “what is really the address of your internet blog that we spoke the other day?”

O melhor de dois mundos.

Disse-lhe: I told you that lately I don’t write so often because my life, specially after the bike accident, consumes a lot my energy during the day. I don’t write so often as I did back than but sometimes, it happens. Like today.
I dedicate this text to you. As I said before, you can go to “google translator” to catch the beginning of the words. It could be nice for you. ;)
To me is very nice to be able to practice my english with you, all the ones that came from abroad. Be always welcome. ;)

Sem comentários: