segunda-feira, 9 de maio de 2016

Crónica: Mais um degrau para o sonho (este difícil comó c****** de se subir)



Uma bátega de água caída quando fui passear o Suíco, precisamente quando ia entre o pavilhão de Santo António e um qualquer porto de abrigo da aldeia (incrível como entre estes dois pontos não há um qualquer beirado que nos proteja) fez-me apanhar um banho como creio que há décadas não me lembro de outro.

Chegado a casa, onde nem sequer as trouces se aproveitaram, vesti-me de gala para a noite que faltam 2 finais para o sonho, nem sequer sonhado, quanto mais querido.

Na antevisão da partida escrevi no meu mural de facebook:

Escrevo bem antes da 2a final que temos de vencer, caso queiramos ser Tricampeões, algo que não conseguimos há 39 anos e, claro que, o vosso Tio Sabi, no se acuerda.

Algo impensável porque:

1) Este treinador chegou neste ano à nossa casa (e vive-a como se fosse sempre a sua. Este Homem é BENFICA!)

2) Jogadores importantes não têm podido ajudar a equipa por lesões (Júlio César, Luisão); porque saíram atrás daquilo com que se compra Caviar (Lima, Cantinflas Tripeiro Traidor) ou porque foram displicentemente vendidos por tuta e meia e agora brilham noutras paragens (saudoso André Gomes).

3) Porque fizemos uma pré época nos States ultra desgastante, muito rentável mas que marcou uma má entrada na prova rainha, com os jogadores cansados e ainda com JetLag.

4) Porque brilhámos na Liga Milionária (estar entre as 8 melhores da Europa dá muito e não é para todos.) e ainda nos batemos na Taça CTT que o homem quer ganhar e bateu agora o destemido Braga.

5) Porque a "Barbie dos 300 da Chiclete" é que sabe de bola e este gajo não é treinador coisa nenhuma. Foi tudo feito por ele. Bem haja.



E eu, o vosso Tio Sabi, diz que: "Este Homem é o HOMEM! Lança os miúdos das camadas jovens (Renato Sanches, Nélson Semedo...); faz a transição entre o Seixal e a Catedral; dá extensão à visão estratégica do nosso grande presidente Luís Filipe Vieira; tem a habilidade de ler o jogo, mexer no jogo, fazê-lo mudar; tem um nível a falar... uma postura... uma coerência (por respeito ao adversário, nem sequer comento essas influências monetárias que querem que fale sobre. Nível!)
Para o Tio Sabi, ainda antes de saber se corre mesmo bem, digo-vos já que assinava já contigo um contrato que te blindava como o Fergusson teve com o Manchester.
És grande!


Agora... o Vingada é um Cavalheiro do nosso futebol, sabe muito e eu tenho um medo de ir à Madeira que nem vos conto!
Mas o BENFICA É GRANDE, É MAIOR E TODOS JUNTOS VAMOS CONSEGUIR!!!
BBEEEENNNNFFFIIICCCAAAAAAA SEMPRE!


Como este não é jogo para ver na televisão do Inácio, leia-se benesses da net, rumei direito à Velhaca (Snack Bar “O Adro”) onde sempre se pode beber o café e fumar o tal cigarrinho. Fiz-me lá pouco velho. Havia lá uns companheiros que certamente não deviam ter passado a tarde a trabalhar ou à braseira, e estavam tão bem dispostos que… não  deixavam um gajo concentrar-se, vá. Chamemos-lhe assim.  Depois havia lá meia dúzia de lagartos e eu dou-me mal com estes ambientes. Uns que sei que estão a torcer pelo nosso mal, não me parecem que sejam boa companhia. É que assim, parece que todo o mal que nos acontece, vem dali.


Vou-me ao meu Chocolate, pensei. Aquilo estava bem mais sossegado. Eram uns 5, todos a puxar para o meu lado e aquilo pareceu-me bem. Epá… mas à medida que o tempo se passava, a coisa ia ficando negra. O Benfica não se conseguia afirmar em campo, não conseguia fio de jogo, tinha poucas oportunidades de golo e o tempo ia passando mas o meu sofrimento, ouvindo os comentários daquelas bocas… era demais. Querem que vos tente descrever como aquilo se me afigurou? Quando eu era puto e a nossa televisão não valia uma bosta, ainda não existiam canais privados e o ecrã mágico era sempre mais do mesmo, vivi muito da televisão espanhola. Não havia noite que falhasse o “1,2,3”, que depois foi também transmitido em Portugal, que era muito bem apresentado por uma tia toda muito bem apessoada, chamada de Mayra Gómez Kemp. Esse concurso tinha uns concorrentes de bancada que ficavam apenas a sofrer porque sabiam qual era o conteúdo de cada envelope que os concorrentes principais iam rejeitando e iriam ganhar aquilo que ganhariam os concorrentes que iam a jogo. Ou seja, estavam ali apenas, como o jogo indica, para sofrerem. Assim me pareciam estes meus colegas de bancada. Tudo tão mal, tão mal que ao intervalo não disse nada a ninguém e marchei-me para casa.



Aqui chegado, o raio do Tv Inácio não me deixou ver a partida e “GOLO!” diz-me a Leonor. ‘”?
“Golo?!?!? Como é que sabes?”
E nem esperei que me dissesse como. Saí. É que a minha casa estava prestes a dar comigo em doido, naqueles 5 minutos que lá estive. Não consegui apanhar o jogo, apesar das minhas milhentas tentativas infrutíferas e as donas do montado estavam todas três já em modo “Marchas de Santo António”, em cânticos e ensaios e… saí!


Vou tentar o “Pau” (de canela)… mas estava fechado.


Pensei… hum.. casa não… Velhaca não… Pau não… voltei ao sítio do crime mas não sem antes ter batido o pé aos colegas respondendo ao “então?”, pela minha falta com um “mas que raio de benfiquismo é o vosso que é só mal, só mal, só mal, tudo mal quando a gente também vê que está tudo mal, porra! O BENFIQUISMO É SOFRER! É APLAUDIR MESMO NA FALTA, É PUXAR POR… SEMPRE!”


Calaram mais. Melhor assim.


Quanto ao jogo, voltando ao jogo. Em vez da chuva e do nevoeiro que eu temia, ainda era de dia e estava sol! Tudo bem só que o Benfica tardou muito a encontrar-se e foi preciso o meu Barba de Chibo espetar um pontapézorro para afastar os demónios. Assim é que se marcam golos! Rematando à baliza! Nem lhe perguntando por onde é que as quer.


De resto… um azar do catano!!!! Com duas bolas com selo de golo ao canto superior esquerdo da baliza e ao travessão (aquele bruxo de Alvalade vale mesmo o dinheiro!) e uma arbitragem de… de… eles não podem falar mas eu posso… de cócó!


Tomemos um caso para não se extrapolar ainda mais. Um penálti claríssimo sobre o Renato Sanches e o miúdo foi castigado com um amarelo por ter fingido. Fábio Veríssimo é um extraordinário árbitro. Só é pena é a mãezinha dele ter nascido. Eu só me pergunto por quem? O colinho será isto?


Depois houve uma entrada um pouco descabida mas o miúdo é… miúdo e meteu-se a jeito. Segundo amarelo e Benfica com menos 1 jogador com 37 minutos de jogo. Isto está bonito, está. E ainda falta tanto.


Mas nós temos 2 bons avançados. Mr. Barba de Chibo e Jimenez são homens de área, possantes e que nada temem. Longe vai aquela arara do Cardozo que só sabia rematar, bater livres e penálties. Mas quem valeu foi o minino que andava de favela em favela a apanhar comida no lixo e do qual sempre invejo os penteados e a pêra. Bebé talisca bateu o livre da segurança com a firmeza que só ele sabe. Certeiro. Indefensável. Parecendo que a bola tinha olhinhos. Bom.



De resto, eles foram sempre iguais a eles próprios e nem os tremates desferidos, nem o enorme tempo de posse de bola fazem justiça áquilo que realmente passou. E o que se passou, foi que o Benfica ganhou!


Agora, prá semana, nada de cabelos pintados (por favor!), respeito pelo adversário, humildade, esforço e crença. Ainda nada está ganho. E ademais, eu não curto nada este Manuel Machado! Parece o Ranulfo do Walt Disney. A única coisa fixe é que detesta o Jasus. É mesmo comá mim.





Ao domingo… TODOS À CATEDRAL!!!  Mesmo os que não conseguiram arranjar bilhete! Estamos lá em espírito.


Rapaziada, se não ganharmos… vai pra eles! Atenção!


BBBEEEEENNNNNFFFFFFIIIICCCCAAAAA SSSEMMMMMMMPPPPRRRREEEE

Sem comentários: