segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Simplesmente Alice (sempre no melhor do seu mundo)


A minha Alice é uma criança especial. Acredito que todos os pais dirão o mesmo dos seus, e isso é mais do que legítimo. Quando digo que a sinto diferente, não é que a queira comparar com nenhuma outra, ou valorizá-la mais do que aquilo que ela vale. Só digo que é um orgulho enorme poder ser seu pai, acompanhar o seu crescimento embora… ela não goste muito que seja ajudada, tratada como a… pequena.

É bem diferente da minha Leonor mas… os tempos são outros, os gadgets que tem à mão para puxar pelas suas habilidades são mais avançados, os aparelhos que tem a jeito para explorar as suas potencialidades são bem diferentes e… tem uma irmã mais velha para seguir, admirar, imitar em comportamentos (por vezes, tantas vezes, maus! Adorava tudo o que a outra abominava, incluindo discos de sopa de tomate e agora já não come lá assim muito bem os verdes). Também… os pais que conheceu quando aterrou na terra já estavam nos trinta e muitos… e agora já têm longos, largos e mais que ultrapassados quarentas. Outros tempos…

Vê-la, comigo sempre em silêncio, a observá-la pelo canto do olho, a descarregar no tablet (que a irmã nunca sonhou que pudesse existir quando tinha a sua idade; e se a mim me tivessem dito que seria de verdade, no meu tempo, quando terminei o curso de jornalista há 21 anos atrás… rir-me-ia, incrédulo), e vê-la fazer um puzzle com centenas de peças, na íntegra, com a pontinha dos dedos, enquanto o tal dito cujo esfrega um olho é… todo um feito. De glória.

Privo pouco com ela. Não é que não tente e tento sempre tanto mas, há ali uma personalidade madura demais para a idade (acho eu que com aqueles 6 anos… estava a muitos anos-luz atrás), e tem um espírito inconformado, perguntador, sempre desalinhado, rebelde e… sim. Aqui acho que aí, tem a quem sair.

Na catequese, consigo chegar a ela. Sou o professor que lhe ensina Cristo. Na primeira sessão que tivemos, falámos em encontrar nessa comunidade que acredita e segue Jesus, nas pessoas que vão à igreja com regularidade, uma outra e nova família.

Na segunda aula, já mais enturmados uns com os outros, falámos no valor de um amigo, no importância desse irmão que não é de sangue, mas que nós escolhemos!, pode ter em nós, e nós nele. Aproveitei, claro está, para levar a brasa à minha sardinha.

Esclareci logo que Deus nos ama, acima de tudo, e sempre, sempre nos perdoa (como o nosso papa Francisco, homem bom, não se cansa de dizer. Nós é que nos esquecemos de lhe pedir perdão). Não existe tal coisa como o Deus castigador, o Deus que é mau para quem é menos bom, mas é um Deus que fica triste quando nos portamos mal. Porque nenhum amigo e nenhum pai gosta quando um filho não é obediente. Meti os outros dois colegas pequeninos, dissimuladamente, a jogarem do meu lado, como juízes. Isto mais porque o caso da minha é aquele que verdadeiramente conheço.

Amigos, vejamos, disse-lhes eu: os pais da Alice trabalham para lhe comprar comidinha, roupa, para ela ter livros, esferográficas, lápis de cor e cadernos. Dão-lhe um teto para dormir, mantinhas para ela estar quentinha e roupa linda para vestir (muita que já foi herdada da mana e da prima Maria mas isso não interessava ali para nada). Mas ela por vezes faz birra, chora e grita muito porque:
não quer acordar,
não quer dar e que lhe queiram dar beijinhos,
 não quer tomar banho,
 não quer vestir a roupinha que a mãe lhe escolheu,
não quer comer nada ao pequeno almoço,
não quer que o pai lhe tire as fotografias que ele tanto gosta, e ela vai gostar quando for mais velha, como a mana gosta das dela.

Isto para falar só nas (guerras) matinais. Mas à noite, e durante o dia, vai havendo mais. Ó se vai…

Como enxotar-me da casa dos avós João Manuel e Jacinta porque os quer só para ela, e não me quer lá a mim. Acham que ela a proceder assim está a ser nossa amiga?, pergunto-lhes Acham que ela está a fazer com que mereça prendinhas no Natal e coisinhas boas? Acham que Jesus fica feliz?

Claro que não! É o que eu sempre lhe ensino a ela. É muito difícil sermos como Jesus, que dava sempre a outra face da cara quando lhe batiam numa. Nós, gente de carne e osso, temos muita dificuldade em sermos bons para quem não é bom para nós.

Temos de ser amigos dos nossos amigos. Conseguem? Pode ser? Vamos tentar?

Então para a semana, quando tivermos a nossa lição e fizermos a análise conjunta inicial de como foram estes últimos 7 dias, vamos começar por falar um bocadinho nisto, está bem? A ver quem é que conseguiu ser amigos dos amigos e não se portar mal. A ver se conseguimos pelo menos uma melhoria para apresentarmos aqui. Vamos a ver quantas birras consegue a Alice evitar.

Nessa segunda sessão, falamos também na figura de Deus, que não é um velhinho de longas barbas como muita gente o viu, mas que para mim é uma força, uma luz que manda em tudo e tudo governa. Na falta de uma figura associada, o mais próximo que temos dele foi o seu filho, nosso irmão, Jesus Cristo. Expliquei-lhes que, tendo nascido no Médio Oriente, na Galileia, seria um homem parecido com os que nascem por aquelas terras. Não teria muito a ver fisicamente com os nórdicos, altos e louros, mas que deveria ser baixo, com uma pele escura, com barba e cabelos grandes como era a moda naquele tempo.

Como o sobrenatural Miguel Ângelo pintou na capela sistina, a mão de quem tudo criou, (como ele o imaginou) no momento em que dá vida a Adão

Mostrei imagens e chegada a casa, dona Alice sentou-se na escrevaninha, para fazer o seu retrato de Jesus. Não porque lho tivesse pedido. Foi porque quis.

Adoro tudo. Mas sobretudo, o pormenor da barba e... a pequena indecisão... no nome

Mas fez mais. Aproveitou para no seu português, nas letras que aprende na escola e sobretudo (que na escola ainda não deve ter aprendido tanta letra) nas suas leituras que faz com a mãe, na cama, à noite, da tanta vontade que tem de aprender a decifrar este mundo dos grandes; fazer este escrito à mana.


VAI PÓ MUCOATO
GOTÁVACTOFOSS
PÓ MUCATO

Tradução: Vai para o meu quarto
Gostava que tu fosses

Para o meu quarto

Com a melhor amiga Laura, num dia tão feliz que passaram juntas



Sem comentários: