quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A veia de jornalista

Há dias, uma querida amiga minha, Emília Mena, fez uma publicação no facebook que me dizia respeito, também. Por isso quis comentar de imediato mas... a tal espuma dos dias, de que aqui falo, fez atrasar o comentário até hoje, dia em que a encontrei e falei sobre ela do assunto. Porque o registei, entre tantos outros. Bateu.

O seu post dizia: A VEIA DE JORNALISTA


“1988 - Era aluna de jornalismo na Escola Mouzinho da Silveira, sendo meu Professor o Padre Fernando Farinha. Um dos trabalhos da disciplina foi fazer um Jornal. Tudo à mão, claro está, que máquinas de escrever e computadores eram para as tipografias. Saiu assim. O título: "DESVIO", é explicado no Editorial e deveu-se à aldeia da Escusa, onde para se lá ir, é preciso desviar da estrada principal. Este post de hoje é dedicado, em especial, a dois amigos, que por acaso são mãe e filho: Alzira Sobreiro e Pedro Sobreiro. Eles saberão porquê. Cumprimentos da Diretora.”






Onde é que já vai o meu, que certamente terei feito. É nisso (também) que é diferente de todos

Como tive oportunidade de, em privado, te dizer hoje, é uma honra poder ser ter amigo (já há, pelo menos, 33 anos) e poder contar com a tua presença na minha vida, quase todos os dias, em pessoa; e aqui na tua fantástica produção no limbo cibernético. Tu, Emília Mena, és uma jornalista (ponto final). Brilham-te os olhos quando levas aos outros, a tua visão das coisas, e a tua interpretação do mundo que nos rodeia. Tu és boa, és um ser bonito por dentro, humilde, trabalhador, autêntico e genuíno. Fazes-nos falta. E essa tua poética interpretação do que é nosso, merece um outro pedestal.

Recordando o que te disse nesta manhã, o facebook democratizou imenso a produção na internet. Qualquer um tem qualquer coisa a dizer sobre qualquer coisa.(sem virgulas de propósito.) Muitos consomem, copiam, partilham os dos outros, mas há uma percentagem mínima, se reparares bem, que produz mais do que consome, e que seja capaz de o fazer, deixando marca. Poucos não se ficam por instantes, por fotos triviais, por desabafos momentâneos, por “ais” e “ses”. Tu és uma produtora. E tu, como o Caldeira Martins, por exemplo (já lho disse tanta vez), deveriam dar o salto, sem medos, como eu fiz (já há 10 anos), e terem o arrojo e a audácia de criar um espaço seu, um blogue, uma guarita na muralha onde vá ficando alinhada a produção.

Não custa nada, é barato e pode dar-vos milhões de momentos de alegria porque é um livro vosso, que está em permanente criação, e poderá, daqui a muitos anos, quem sabe o futuro… ser agarrado por alguém.

O facebook é mágico mas serve para ligar as pessoas, para partilhar, para levar aos outros o que tu fazes. Com um blogue, evitas que se perca na espuma dos dias e na marabunta de comentários e publicações, o que fazes.

Lanço-te o desafio, a ti e ao nosso tio Caldeira, para se chegarem à frente. Eu ajudo na parte gráfica e em dar as dicas necessárias para o que fizer falta. Já sou veterano na coisa...

Para terminar, uma vénia: Nuno Frade, tinhas mesmo razão. ;)

Assim, Porto – 1 Benfas - 0

Grande beijo a todos

Com o mano Tózinho, o meu quintalhaço, meu colega de carteira de sempre em Castelo de Vide (aquelas carinhas não enganam ninguém... todos os manos são tão bons... e o paizinho...); e a grande amiga mútua, comum Teresa Simão

A equipa de escritoras de luxo do nosso concelho, Emília, Teresa e Adelaide Martins, (as comadres), aqui com o mago das publicações cá do burgo, Fernando "Colibri" Mão de Ferro

Sem comentários: