domingo, 12 de fevereiro de 2017

Apresentando... Lukas Graham


O que eu ando agora a ouvir? Sempre entre muitas coisas? Um puto de 29 anos que me embala na rádio, que “diz” coisas naquilo que canta, que tem uma banda com o seu nome porque… veio depois dele e… acha que é um nome giro. A letra já me fascinava, mas quando pesquiso é descubro que é autobiográfica fico… quite all right!

Descobri que o Lukas Graham é uma personagem fascinante, com uma educação alternativa que nasceu numa ocupação anarquista em Copenhaga, chamada Chistiania, lugar com população menor que mil pessoas, onde moradores rejeitam governo e dinheiro, aceitam tráfico de erva e vivem de forma mais precária que no resto do país. Em entrevistas, o cantor compara o local às favelas do Brasil. Ele conta que a maioria dos seus amigos de infância estão na prisão e os retrata como pessoas que não tiveram sorte na vida mas que, se tivessem tido, seriam pessoas boas. 





Toda a gente o ouve com “Mama said”, mas creio eu que poucos perceberão o que está por trás das linhas que canta. Dr. Sabi não é mais que os demais, apenas diferente. Gosta de saber, tenta sempre conseguir saber o que está por detrás, seja do que for.
E assim… “Mamã disse”
  
Quando a mamã dizia que estava bem,
A mamã dizia que estava bastante bem,
A nossa gente ia para a cama,
E estava tudo bem.
A mamã dizia-nos que éramos bons miúdos,
O pai dizia-nos para não ouvirmos aqueles,
Que apontavam dedos maldosos e gozavam,
Porque éramos bons miúdos.

Lembro-me de perguntar à mãe e ao pai,
Porque nunca viajávamos para sítios exóticos,
Na verdade só visitávamos amigos,
Nada a contar quando o Verão acabava.
Na verdade, nunca íamos comprar roupas,
Chegávam-nos à mão em grandes quantidades,
Sapatitos novos numa vez ao ano, e então,
Era jogar à bola logo para rebentá-los.


Quando a mamã dizia que estava bem,
A mamã dizia que estava bastante bem,
A nossa gente ia para a cama,
E estava tudo bem.
A mamã dizia-nos que éramos bons miúdos,
O pai dizia-nos para não ouvirmos aqueles,
Que apontavam dedos maldosos e gozavam,
Porque éramos bons miúdos.

Não me percebam mal, eu não passei mal,
Tive amor suficiente da mãe e do pai,
Mas acho que eles não perceberam,
Quando lhes disse que a minha cena era Hollywood,
Disse-lhes que poderia estar a cantar na televisão,
Os outros miúdos diziam que era maniento,
Os mais velhos começavam a gozar-me.

Mas agora estão todos à minha frente (ha ha)

Quando a mamã dizia que estava bem
A mamã dizia que estava bastante bem
A nossa gente ia para a cama
E estava tudo bem
A mamã dizia-nos que éramos bons miúdos
O pai dizia-nos para não ouvirmos aqueles
Que apontavam dedos maldosos e gozavam
Porque éramos bons miúdos.

Porque éramos bons miúdos,
Eu sei de onde sou,
Eu conheço a minha casa,
Quando estou em dúvidas e a lutar,
É para lá que vou,  
Um velho amigo pode dar-me um conselho,
Quando os novos apenas sabem metade da história,
E é por isso que os quero sempre junto a mim,
E é por isso que estou feliz,
E estou bem,
E sabes o que a minha mãe dizia?

Sabias o que é que ela me dizia?  

Quando a mamã dizia que estava bem,
A mamã dizia que estava bastante bem,
A nossa gente ia para a cama,
E estava tudo bem.
A mamã dizia-nos que éramos bons miúdos,
O pai dizia-nos para não ouvirmos aqueles,
Que apontavam dedos maldosos e gozavam,
Porque éramos bons miúdos.


Para provar que não é um one hit wonder, um fogacho de sucesso que surge e estoura como muitos outros, todos os dias, reouvi o seu primeiro hit “7 years”



Uma vez, quando eu tinha 7 anos, a mãe disse-me,
Vai arranjar amigos ou ficarás sozinho,
Uma vez, quando eu tinha 7 anos.

Era um mundo grande, grande; mas nós pensávamos que éramos maiores,
A empurrar-nos uns aos outros para os limites, estávamos a aprender depressa,
Aos onze, fumando erva e bebendo água ardente,
Nunca ricos mas na rua para fazer figura grande,

Uma vez, quando eu tinha 11 anos, o meu pai disse-me,
Arranja uma mulher ou ficarás sozinho,
Uma vez, quando eu tinha 11 anos.

Eu sempre tive aquele sonho, como o meu pai antes de mim,
Então comecei a escrever canções, comecei a escrever histórias,
Alguma coisa sobre essa glória, parecia sempre aborrecer-me,
Porque apenas aqueles que amava na realidade, poderiam conhecer-me de verdade.

Uma vez, quando eu tinha 20 anos, a minha história foi contada,
Antes do sol da manhã, quando a vida era solitária,
Uma vez, quando eu tinha 20 anos.

Apenas vejo os meus objetivos, não acredito no fracasso.
Porque sei que as vozes pequenas, te podem fazer maior,
Tenho os meus rapazes comigo, pelo menos com esses conto,
E se não nos encontramos antes de eu sair, espero ver-vos mais tarde,

Uma vez, quando eu tinha 20 anos, a minha história foi contada,
Escrevia sobre tudo o que eu via à minha frente,
Uma vez, quando eu tinha 20 anos,
Em breve teremos 30, as nossas canções estarão vendidas,
Teremos viajado pelo mundo e continuaremos a rodar,
Em breve teremos 30 anos.

Ainda estou a aprender acerca da vida,
A minha mulher trouxe-me crianças,
Então posso cantar todas as minhas canções para eles,
E posso contar-lhes histórias,
Os meus rapazes estão comigo,
Alguns continuam a procurar a glória,
E alguns tive de deixar para trás, 
Meu irmão, continuo a senti-lo.

Em breve, terei 60 anos, o meu pai tinha 61,
Recorda a vida e a tua será melhor,
Uma vez fiz um homem tão feliz, quando escrevi uma carta,
Espero que os meus filhos venham e me visitem, uma ou duas vezes por mês.

Em breve, terei 60, irei pensar que o mundo é frio?
Ou terei um monte de filhos para me aquecerem?
Em breve, terei 60.
Em breve, terei 60, irei pensar que o mundo é frio?
Ou terei um monte de filhos para me aquecerem?

Uma vez, quando eu tinha 7 anos, a mãe disse-me,
Vai arranjar amigos ou ficarás sozinho,
Uma vez, quando eu tinha 7 anos.

E não é sobre isto que é o sentido da vida? Quando formos velhinhos, teremos filhos e netos que nos estimem e considerem? Que façam tudo ter valido a pena, quando nós desaparecermos? Que façam a nossa vinda a este mundo ter deixado marca?

Os funerais… valem sempre muito menos do que o que as pessoas pensam que valem. Poucos estão lá de verdade, com sentimento, lamentando verdeiramente a falta de quem partiu. Muita gente “tem” de estar porque sim, porque fica bem. Muita gente está solidária, mas a sofrer com a desgraça dos outros, a admirá-la como se estivesse dentro de um reality show. Há muitas conversas cruzadas sobre tudo e nada. Cá fora então, no território macho, a distância do defunto é chocante para quem está em homenagem, e há mas é que ir provar o vinho novo da taberna ali em baixo. O meu e o teu não serão certamente diferentes.


Lukas canta-nos sobre pessoas, sobre vidas e o que realmente importa. Já está nos favoritos. A seguir.

Sem comentários: