sexta-feira, 17 de novembro de 2017

E da cartola... a Alice (na senda da Leonor), tirou um prémio!

Obrigado às manas. Foi um bom ano. ;)
(É um) Orgulho ser vosso pai.

Tio Marcelo... não és só tu que sabes tirar selfes... :)


As duas distinguidas. As melhores amigas.
E uma professora, uma Senhora Professora, muito old schoool (com tudo o que isso tem de bom) também ela, de excelência.
Sempre bem haja, nossa Professora Vina.

O lote... de Marvão

Das que fica para sempre

Aviso à navegação (depois não digam que o vosso tio Sabi, não vos avisou):


Esta publicação escorre baba. Mas não é apenas um fiozinho. Nada disso! É mesmo daquela baba grossa, algo asquerosa, da que chega a meter ranso. Como a do meu Amigo de patas cá de casa, quando me vê descascar laranja, que depois lhe vou dando aos gomos; ou me vê tirar a côdea à porção de queijo, que levo na lancheirinha para o almoço. Até pinga da bocarra!


Então, vamos lá a isso: ainda a casa estava cheia de confetis, e decorações, a celebrar o diploma de excelência da Leonor, e Dona Alice, diz presente!, bate o pé, e mesmo ao seu estilo rebelde, e irreverente, quer receber o seu, também.


Duas filhas, o mesmo amor, creio que a mesma educação, mas de tempos diferentes, (quase década de diferença), e dois espíritos completamente distintos. Uma cai para as línguas, e as palavras. Esta começou, logo desde muito pequena, a pedir para fazer contas de cabeça, quando deitada na cama com a mãe, à espera do soninho. Ambas sonham muito, e alto, mas esta arregaça as mangas, ainda antes de as vestir. Birras no banho a querer ser loira (como as tantas que conhecia fabricadas, desde pequena); a querer namorar sem pedir autorização (aos 4 e meio) "só porque gosta dele e isso chega!"; a Alice a deixar antever um futuro mais trabalhoso.


Ou talvez não, que isto da vida, tem que se lhe diga. Os ciganos não gostam de ver bons princípios aos filhos... mas é dos outros! Como eu ensino aos meus meninos na catequese, a vida é um mistério. Não há verdades absolutas, a não ser para nós, cristãos, que acreditamos na história e no passado de Jesus. Nós que nele bebemos, e reconhecemos em Deus, seu pai, o criador de tudo o que conhecemos, e assim vemos nele o nosso refúgio, e a nossa força.


A ele peço que as vigie, as acompanhe, as faça sempre ser humildes, conscientes, inteligentes, colegas de exceção, cidadãs de eleição.


Hoje li, na publicidade bordada num casaco que elas me ofereceram, no dia do pai do ano passado, qualquer coisa como: "o teu corpo, é a tua marca de passagem por este mundo. Faz com que sejas notado." Para mim, isso faz toda a diferença. Há a grande maioria que nasce, se reproduz ou não, e parte, sem deixar grande rasto. Eu, dou largas à vaidade, e confesso que gostaria de marcar, nem que fosse as almas mais chegadas a mim, que podem ser contadas pelos dedos de uma mão.


O que queria para mim, é logicamente o que mais quero para elas as duas. Sobretudo, que sejam felizes, e consigam adotar um estilo de vida que lhes possibilite viverem o maior número de anos possível, com muitas alegrias, e qualidade.


Preparo—me mentalmente, já de há uns anos a esta parte, para que quase que de certeza absoluta, tenham de sair daqui. Seja como for, seja por onde for, quando quer que possam ler estas minhas palavras, (que ficarão para sempre perenes no limpo cibernético), quero que saibam que o meu Amor, e o da sua mãe, por elas, é imensurável, e para sempre. <3


Apesar de agora lhe termos de dizer o contrário (tantas vezes ao dia!), a verdade é que para nós, pais, estarão sempre perdoados, como nós estamos, para Deus.


Vocês são nós, em corpos mais pequenos, a crescer, feitos do nosso amor.


Se Deus nos ajudar, estaremos sempre aqui, na santa terrinha, à vossa espera. :)


Agora, Alice, que me surpreendeste por teres conseguido um prémio tão cedo, que te foi entregue pelas mãos da Mulher (Exma. Sr.a Prof.a Vina) que ensinou a Leonor Sobreiro, a ler e a escrever; tens um longo caminho a percorrer, ate chegares aos calcanhares da mana.


Mas tu serás capaz. Nisso acredito eu. O segredo, que foi também sempre foi o meu, é olho vivo — pé ligeiro; pestana sempre bem aberta, e nunca baixar a guarda. Vais—te habituar ao prazer de triunfar. Vais ver.


Os professores, são sempre nossos amigos, e mesmo os mais difíceis, são sempre um alvo tentador a conquistar. De nada se ganha com confrontar, quem é pago, e ganha a vida, para nos tentar ajudar.


Os prémios de excelência nesta idade, não garantem nada, no futuro. Mas dão ânimo (porque certificam o trabalho que tem sido feito até aqui, na escola, mas também em casa) e alento para o que estará ainda para vir.


Tantas incógnitas, na estrada da vida, mas mais um grãozinho de certeza, na sacola que trazes da pré.


Ver—te ali, integrada naquele lote de 26 alunos de excelência, e 3 destacados de valor; saber—te um grãozinho especial, na saca de café do Agrupamento de escolas de Marvão, é coisa para... me deixar... a rebentar!


(Até podem dizer...) Cagão!


Que Deus te acompanhe sempre filha! Tenho muito orgulho em ti! <3


Quero agradecer a quem não quis (e pode) estar presente neste TEU momento: para além de nos 3 cá de casa (ex—obreiros nesta façanha), à avó Alzira Sobreiro, ao avô João Manuel Lança e avó Jacinta, e sobretudo à madrinha Paula Lança, que veio a correr da cidade só para te ver. O abraço que lhe deste, diz tudo.


Fico sempre algo nostálgico, e vou—me abaixo quando me lembro de quem tanto te amava, e adoraria ter podido assistir a esta tua vitória; e quem partiu, sem saber que tu um dia existirias. E aqui... o avô João Sobreiro, a bisavô Encarnação (que diria logo assim... parece que a estou a ver... "Cotadjinha...", enquanto sorria para ti.


"Eina Pedro!", alguém me disse, "na semana passada uma, e hoje outra. Mas isso das filhas receberem prémios, não pára?!?!?"


"— Deus queira que não. As filhas é assim, mas os dois afilhados, o João filho do mano Miguel Sobreiro; e a Maria Dias, filha da Paula, e do Fernando Dias, também foram destacados por excelência, nas suas escolas.



Esta safra de Sobreiros, Lanças, Dias, Serras... promete! ;)





O tio Sabi parabeniza, e felicita todos os vencedores. 
Aos que não conseguiram a distinção, dá ânimo e reconforta. 
O segredo é nunca desistir, nunca desanimar, e nunca correr contra ninguém, senão contra vocês mesmos...













Sem comentários: