sábado, 25 de fevereiro de 2017

Líder trancado a 3 chaves (Benfica - 3 x Chaves – 1)



Um belíssimo jogo de futebol, foi o que foi, onde houve emoção, pressão, disputa e entrega. Um jogo marcado pelo meu Barba de Chibo, que foi catalogado pelo nosso Katsouranis, como sendo o melhor jogador grego da atualidade. Eu, apesar de conhecer poucos gregos, concordo em absoluto. Letal na forma como fez o primeiro, que não descansou porque os gajos empataram logo num remate absolutamente imaculado dum estranja que lá joga. Depois, Katso marcou, limpinho, sem qualquer falta para o chavense que se estendeu ao comprido e os lagartos, lá onde eu estava a ver, todos a miarem. Tadinhos… Parecem aqueles gatinhos quando são mortos no rio, pelos donos maus, que os afogam num saco todos ao mesmo tempo. A quantos estão agora? A 13 pontos? Vejam lá se vão morrer longe, para não ficar aqui a cheirar mal, ó fachavore!

Jonas... se vires o Tio Sabi ali, acena-lhe com um fixe, por favor, ok?

Depois tivemos algumas oportunidades de nos adiantarmos mas, demorou pouco tempo até que isso acontecesse, de verdade. Mestre Rui deve-lhes ter feito uma grande lavagem aos óvidos e nem pareciam os mesmos. “Mais intensidade, maior circulação de bola”, disse ele, mas parecia outro Benfica. Um grande Nélson Semedo, que encheu o campo e enfeitiçou os mais de 55 000 que tanto ajudaram a malta a ir para a frente. A passe de Samaris, centrou para a área e o passarão grego (já o vi ao vivo e é mal feito como um corno), fez a espargata no ar e deixou a bolinha ir direitinha para os pés do Rafinha que só teve de lhe dar uma trinca, como eu faço a uma bola de Berlim da Laidinha Magalhães em Portimão, que como quase só de uma assentada. Este grego é um artífice, é genial, eu quero é que os matarruanos dos chineses que o queriam comprar vão ter meninos pelas barrigas da pernas.



2-1 já tranquilizava mais a gente, mas sabiam vocês (os gajos na tele é que disseram), que estes meninos são a 4ª defesa menos batida da Liga. Ah pois é, bebé!  Mais um não faria mal, e eis que senão… ele outra vez! Ele pára no chão, a bolinha que vem pelo ar; ele domina, ele olha para a baliza e desfere-lhe um correio azu… vermelho! para o fundo da baliza!

3-1. Muito bom. Chega. E Seu Jonas tentou, ainda mostrou um arzinho da sua graça, e por pouco não faturou. Com calma.

Palmas?




ISTO É BENFICA!!! Nem que eles se caguem...

Let the games begin! (Agora é tempo de ver os touros de palanque)

Sempre gostei tanto do Boavista… do Major Valentão… 
(Boavista x Porto – Domingo 26, 20.15h)



E do filho cantor…



Os lagartitos já não preocupam ninguém.

E a Barbie vai apanhar sol, pró Estoril…

A nossa parte está feita… Siga!


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Offshores? Off the record? Of course!




Como é que hei-de conseguir explicar isto como eu quero, sem ferir suscetibilidades, ser mal entendido, e, ainda assim, fazer-me compreender?

Se há coisas que me envergonham, que me deixam triste, e derrotado, é ser bombardeado nas notícias ao almoço, com bombas como esta: “Fisco deixou fugir 10.000 milhões em…”, e aqui... parou!

Toda a gente sabe que aqui o vosso Tio Sabi, tanto é capaz de escrever um tratado sobre um cabelo que cai num banco do jardim (a prosa nunca se me acaba), como assume que não é um crânio a matemática. Epá… sempre foi à procura das letras porque esse era o seu mundo, mas… também é bem verdade que sempre fugiu das contas, porque… maçam. A vida contada, é muito mais bonita que somada.

Mas o Tio Sabi, não sendo um state of the art, até trabalha com números durante todo o seu dia. Cumpre, não compromete e… considera-se um indivíduo “não parvo”, de bom senso, estruturado e alinhavado.

Toda a gente que veja notícias sabe que o nosso buraco nas contas é de 5.000 milhões de euros. O défice, a diferença entre o que se mama do pote e o que se consegue ganhar, dá nisto e tem esta fossa abissal onde cabem rios de dinheiro.

Ora esta notícia de hoje vem dizer que o fisco, onde eu trabalho e para o qual trabalho, deixou fugir 2 vezes esse montante em transferências para offshores. Deixou fugir porque, como se pode ler aqui, não controlou as transferências entre 2011 e 2014, que foram comunicadas pelos bancos e estavam omissas das estatísticas.


Este não é o mesmo mundo. Vivemos em realidades paralelas. Eu não sou deste país.

O meu país, é o das pessoas que se chegam ao balcão e se zangam, comentam e aborrecem quando o “selo do carro” (Imposto Único de Circulação) aumenta uns cêntimos em relação ao ano passado; já não vão a tempo de validar as faturas (coisa que tiveram todo o ano para fazer); ou têm de pagar 25 euros por 1 hora de atraso, só por terem deixado passar para o mês a seguir.


Eu gostava de trabalhar numa casa que fosse impecável, sob qualquer suspeita, acima de todas as suspeições, e sobretudo… intocável.


Porque não foi feito esse controle, perguntam as pessoas? Porquê há tanto conluio com a classe política, quando as águas não se deveriam misturar?


Perguntam as pessoas e… pergunto eu.

Já me estou a preparar para as bocas de um ou outro mais atrevido e bem informado.

O “encolher de ombros” é um cartão de visita e um desbloqueador de conversa, que funciona e vale de muleta, garanto.

Assim seja.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Os postais do garrote ao morro do rebelde Ibn Maruan (2017.02.18)

A selfie obrigatória, no enquadramento de sonho.
Não é para exibir.
É para colar na porta do meu cacifo.
Para eu ver e ficar feliz, ao contemplá-la.
(o que quer dizer o V nos dedos da mão? Vitória?
Não! É homenagem. Soares é fixe!
E o Freitas que se lixe.)
DO REPORT NA HORA NO MURAL DO FACEBOOK:

16 km! Manutenção semanal: feita!

Garrote ao morro de Marvão. Andava já deserto de o refazer. Quando me sentava na muralha, a fumar o cigarrinho após o almoço, via o sol naquela estrada e pensava: "qualquer dia, deito—me a ti".

Pra mim, não interessa o tempo, porque fiz o habitual safari fotográfico, que dará exposição logo à noite na taberna virtual (blogue). Por isso, muitos km passaram dos habituais 7 minutos, e chegaram aos 9! aos 10, e até mesmo aos 11!
O mais importante foi o esplendor desta manhã passada comigo mesmo, de forma a que não atazanei ninguém.

O que interessa mesmo é o tanto que vi, o tanto que vivi, o tanto que pensei (acho que o meu cérebro está ligado à escrita e ao desporto. Produz muito mais aí.), a distância percorrida com muitas subidas (meia maratona: estou quase a chegar! Faltam 5:.. era ir até à Beirã. Dava!), e as 1.500 calorias queimadas! Dá para a mousse de chocolate do almoço das 5as e pràs boleiminhas de maçã que compro ao meu quinto Zé Maria, quando o apanho de manhã.


Foi booooooooommmmm. <3

https://www.runtastic.com/en/users/360f0c42-b76a-159f-380c-deb9c4d14dda/sport-sessions/58a831920c95017e13f4086a#_=_

DA EXPOSIÇÃO QUE PROMETI, MAS O CANSAÇO ADIOU...

Uma das dezenas, largas dezenas que o meu cérebro tirou.... e que o Google Photos retocou. Eu vi a água assim fugir, louca, solta, cheia de vida, por entre as árvores engaladas, com vestidos de gala feitos de heras antigas.

Na Ponte Velha, vi o sol, o céu, o rio louco lá em baixo.
E este quadro.

Um sonho lindo que morreu pouco após o corte do cordão umbilical. Quando o atual executivo brinca com os sonhos, as aspirações, o trabalho e as poupanças dos que sonham, e não são embalados por eles, dá nisto. Em nada. A Quinta das Avelãs, que tive oportunidade de visitar com as minhas filhas e a minha mulher, era uma sementinha que poderia florescer e eu desejei tanto que assim fosse... pelo Paulo e pela Vera, sobretudo. Mas para isso, a estufa (Município de Marvão) teria de dar aquilo que não sabe e por isso, não pode: carinho, afeto, divulgação, promoção, ser a almofada de segurança. Antes, deixou-os estatelar-se no chão. Com estrondo.
Ficaram eles a olhar com desgosto... e aqueles que tinham quintas que funcionam sempre, haja projeto ou não, que aspiraram a isto e não foram reconhecidos, a ranger os dentes com mais que justificada raiva, por terem sido relegados para segundo plano. A quinta aí, continua lá. Aqui... ficaram os despojos.
Assim vai Marvão...

Portagem vem daqui. Desta ponte. Desta passagem entre países.
Este sítio é mágico.

Drocas is in the house!
Esta boneca é uma vaidosa. Quer é fazer o lindo.
Não se escapa a uma boa foto.
Depois querem médias, querem...

Uma excelente iniciativa dos que lá estão no Município.
Não é tudo mal. Também fosse...
Estacionamento, é o que faz falta na Portagem.
Do resto, tem tudo: extraordinários restaurantes, muita água, excelentes piscinas, bares e zonas verdes.
Só peca é... por tardio. 16 anos para fazer isto é capaz de ser muito. Até ver. Veremos o que sairá dali.

O Pedro corredor é sempre o Sabi jornalista.
E esta imagem de Marvão por entre as balsas?
Podem levar. Eu não sou ingoista.
Na faculdade toda a gente fotocopiava (e estudava!) pelos meus cadernos.
Eu apanhava tudo o que os professores diziam e a caligrafia convidava. 

Cobrei por isso? Que nada! O que é bonito é serem os outros a verem algum valor, se o houver... 

Imagem que palmilhei para a sacar e trabalhei nos meus programas.
Sempre obrigado, amigo Márcio Almeida!
Ficou bonita, não ficou?

Imagem para os lados da vila, de Castelo Branco.

A minha aldeia (de agora. Porque a eterna será sempre a Beirã): Santo António das Areias.

Visto daqui... não parece. Mas é... MARVÃO! (nunca me canso...)

E 2 horas e tal depois... a minha meta. Cheguei! Consegui!

O nó do garrote é dado aqui, frente à APPACDM, de onde parti. Feito!

Mister Drocas, himself, Docteur Sabis vos embrace avec beaucoup beisirs
Au revorisinho

Como um relâmpago de Zeus (Braga 0 x Benfica 1)

 

Epá... foi um jogo do catano! Mas ca granda jogatana! Isto começou muita mal. Ai querias ver em casa? Querias? Pois o bom do Inácio complicou—te a vida e um temporal de pop ups, extremamente irritante e agressivo, sodomizou—te a noite.

Ai querias espreitar no telefone? Se..ri...a...sim...p...á...t..ico....m...a....s.... tinha um delay que não dava para ver.


Só ouvi um... "e o fiscal de linha assinalou bem...", e pensei: já fomos! Agarrei no cão e disse: "ADEUS ATÉ AO MEU REGRESSO, MAS EU NÃO SAIO DO CAFÉ ENQUANTO O JOGO NÃO ACABAR!"

Assim que lá cheguei deitei os olhos ao ecrã e ainda tava a 0. Menos mal. Pensava eu nisto e os maganos mandam uma ao barrote. Todos, todos mamados. Isto é sorte, pensei. Mas não disse, para não dar parte de fraco.

Chegou ao intervalo e pensei: "vou—me tentar outra vez. Vou para o pé das garinas, pá lareira."

Mas qualquer coisa me disse: "não vás!", virei—me para trás e vi o meu Zé Maria Taxista, a sofrer, frente ao televisor. Quase 1 século benfiquismo e eu virava costas? Naaaaa.


"Amigo Zé: vai ser o tal carioca, prá sossega?"

"Então ó Velhaca: sai aqui um à maneira para este jovem; um cházinho de frutos silvestres para o João José (que enverga a belíssima camiseta do glorioso que lhe ofertei), e pró Tio Sabis, uma água tónica com muito limão, que eu hoje estou de cabeça doida."

O jogo estava muito dividido, muito repartido, muita perda de bola, muita inconsequência, e muito poucas ocasiões de golo.Um golo limpinho do Mitro anulado por um fora de jogo que só existiu naquelas cabeças de giz, mas avancemos.

Houve um ou outro lance mais capaz, todos para o nosso lado que eles fizeram o ferro e pouco mais, até que ao minuto 80, o meu Barba de Chibatarro, o meu amor, inventa um golo num espaço ínfimo, com 4 ou 5 cabeçudos bracarenses a fazerem—lhe sombra. Que criatividade, que génio!


Sabis: meu tarequis. Istis vai para tis!
Bem fez o nosso magnânimo presidente Luís Filipe Vieira, que mandou os chineses que o queriam levar, meter as notinhas do dinheiro deles, enfiadas em rolinhos enviezados por aqueles rabinhos acima. Pelo orifício por onde fazem cocó, vá.

Epá, a sério, eu não me lembro de ter no Benfica um avançado com esta craveira! Adoro ele! Ai... se o apanhasse enchia—o de beijos, o meu lindo! <3.

Andámos nós enganados com aquele patudo do Cardozão... AI, E LÁ VEM UM CORO DE CRÍTICOS QUE ELE MARCAVA MUITOS E MAIS NÃO SEI O QUÊ...

Pois é! Marcava aos pontapézorros, ou de pénalti, ou de livre, MAS NÃO SABIA FAZER UM DRIBLE!

Ai, este também não! dizem vocês.

Mas este é uma seta afiada! Nem as deixa pousar! Adoro!

Deste calibre, só me lembro do Nené. Mas esse era muito empaneleirado, e nunca sujava os calções. Eu adoro mais este.

Barbinha, amanhã começo a deixar crescer uma igual a ti! E se não me deixarem em cima (as minhas mulheres mandam em mim :(), começo a pentear igual a ti, a de baixo.

BARBA: TI AMU 

Obviamente, o facto do Sabi estar a ver a gente na Velhaca, pesou e influenciou-nos. Como não?

Sherlock Holmes, também conhecido por poeta, ensaísta, pintor José João,seguia a partida... mas pelo canto do olho...


Eu e o meu amigo João Bernardo, duros a torcer pelo Benfas!
<
3

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Contra os canhões, marchar, marchar... (por dinheiro e glória)





O cenário estava extraordinário para um jogo desta importância, na liga milionária, onde estavam apurados apenas os 16 melhores clubes da Europa. Desculpem?!?!?!?! Ouvi um “ladrar nortenho… Bou Bou”, ou “aristocrata, viscondêz, do tipo “ÃO ÃO sei lá, ou “ÃO ÃO tá a ouvir ?!?” 

É favor saírem da frente, ó fachavore!

Comecei em pulgas, endrominado pelas três fêmeas minhas donas, em maré de amorrrrrrrrrr, numa de dia dos namorados, à luz do São Valentim. Nada de garagem cheia de amigos, cerveja em barda e ecrã panorâmico com dolby surround. No fundo, um cenário ideal e justo para qualquer benfiquista que se preze.

A legenda aqui...
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10202641688001031&set=a.2740177161271.70901.1762702611&type=3&theater

Eu apaixonado, eu feliz, eu tão bem calmo e tranquilo, mas… a ver a bola no telefone pelo canto do olho. Ele há coisas… O meu Benfica a este nível, catano.

Aquilo, pelo que me era dado a entender, estava a ser demais. Os gajos estavam a jogar na Luz como se fossem donos daquela merda toda e nós, encostados às baias como se fossemos o Varzim. Golos de caretas falhados por milagre, contei 2 ou 3. Bola do pretxinho por cima do travessão, bola ao lado, muitas. 

Sessenta e tal de posse de bola contra 30 e pouco. 

Intervalo. 

Pelo menos aqui chegámos, pensei enquanto metia os suspensórios ao cão que feito panasca, estava a fazer birra e não se queria vestir para sair à rua. Fui todo o caminho a pensar… bem… chego lá abaixo e vejo logo que não nosdevemos ter aguentado.

Entro na Velhaca e olho logo para o televisor. “O QUÊ?!?!?!?!?” Mas como é que foi aquilo?!?!?!? Estamos a ganhar?

"Foi o teu Barba de Chibo".

O nome pegou.

"Ai sim?"

Epá, um cruzamento e o gajo que meteu o pé.

Lance de laboratório, pelo que vi eu depois. Centro curto do fantástico Pizzi (tens de mudar de lentes de contato, amor. Cada vez cerras mais os olhitos, para veres melhor. Tão estrábico...), o meu amor grandalhão do Luisão que salta e que dá para o mafarrico helénico que toca, engana o guarda-redes, e depois de a desviar, empurra sem clemência para o fundo da baliza.




Bem… sem os Fritz já estavam brutos, a partir dali soltaram os cães e foi um "vê se te avias". Uma máquina diabólica de jogar à bola, estes sacaneiras. O treinador, o meu amor, que tem carinha de quem vai fazer a 1ª comunhão a seguir, estava que não podia, quando caiu na flash interview.


“Então o que acha deste resultado, senhor?”, perguntou-lhe o 4 orelhas do repórter.

“O que é que eu acho?!?!?!? Perguntou-lhe ele, incrédulo. “Que é uma comédia, uma blasfémia, um ultraje”. Pode não ter dito desta forma, mas eu interpretei assim.

“Fizemos um jogo irrepreensível, criámos inúmeras hipóteses de golo, tivemos uma dinâmica inabalável e acho difícil, enquanto treinador, conseguir montar uma equipa que se porte melhor.
O que se passa é que… o futebol é isto!”

E está tudo dito, diz o vosso Tio Sabi. Por isso é que é um desporto que movimenta milhões e faz vibrar um planeta. Porque se passa de bestial, a besta, num abrir e fechar de olhos. Porque é a coisa mais parecida com a vida. É trágico. Intenso. Apaixonante.

O meu grego favorito, depois do George Michael ter falecido, foi lá uma vez e… enrabou-os com uma classe que não tem explicação. Espetou-lhes uma ferroada, bem no centro dos cornos, que os vitimou.

Depois, não foi ele sozinho. Toda a equipa esteve muito bem mas de todos, de todos, esteve um rapazinho cá atrás, a defender os postes, com uma tatuagem no pescoço que parece que lhe passou a roda grande de um trator por cima, que defendeu… o impensável.  
Assim por alto, conto 3 lances de golo claro, evidente, mas destes destaco dois: uma defesa impossível de uma bola desviada por um colega; após um já por si difícil de parar, remate germânico; e uma defesa de um penálti como eu nunca tinha visto em toda a minha vida. Sem se mexer. Eu nunca tinha visto. Como é que o gajo fez aquilo? Que par de tomates tem de o homem ter, que gélido tem de ser o seu sangue, para conseguir fazer aquilo... De arrepiar. Indescritível.

Para mim, ganhámos por 2 a zero.

O problema é que, para nós, benfiquistas, escolheu o pior local para brilhar. Agora, que ninguém tenha dúvidas que o vêm cá buscar.

Até parece que já estou a imaginar aviões cheios de chineses (como os do outro), e sheiks da Arábia a postrarem-se aos seus pés.

Não há nada que o dinheiro não compre. Que o paguem bem. E que a canarinha lhe faça justiça. Lindo miúdo!

Nós estamos aí.
Na Alemanha tudo será mais difícil.
Mas na Alemanha, levamos o Pistolas já pronto a disparar e, como disse o mister deles, podem marcar antes mas se marcamos lá um, têm de marcar 3.

O Barbas vai.

E eu fico cá a torcer.

PS: Dormimos bem melhor que em Barcelona, não? Sossegadinhos…




És grande miúdo. Sem lesões, és um foguete genial!




Foram estes...