quarta-feira, 7 de março de 2018

A forma... do amor




Neste mundo maravilhoso em que tenho a sorte de poder estar vivo, pode mesmo acontecer isto que nunca pensei que pudesse vir a ser possível, quando em criança, já vivia apaixonado pela magia da 7ª arte (porque essa é, de entre todas, a minha favorita): assistir ao filme vencedor dos óscares, consagrado há poucos dias atrás, estando deitado no meu sofá de casa, com ele a ser transmitido no portátil, no colo, à luz da lareira, tendo por companhia o Sr. Sizzle, que dormia no chão, ao lado. O Pedro menino, sabia, quando eram anunciados os vencedores, que só poderia ter a sorte de os ver num cinema, meses, talvez anos, depois. Assim foi com “O Padrinho”, “O Caçador”, “Kramer contra Kramer”, “Rocky”, ou “Gandhi”, alguns dos quais só consegui apanhar na televisão, anos depois…
A moda dos videoclubes ainda era um sonho para qualquer cinéfilo, quanto mais…

A tecnologia de hoje em dia, tornou a cultura, um fenómeno absolutamente democratizado, ao alcance de todos. Nem em ficção científica, poderia acreditar, há 30 anos atrás, que iria existir uma coisa chamada internet, que me possibilitaria assistir… a isto: ao filme vencedor de Óscar para melhor fita, em casa, à lareira, de forma gratuita, dias depois.



Esqueçam tudo o resto que há de pernicioso: este mundo, este tempo, são fantásticos para se viverem.

Quando terminou, quando a luz se apagou, a minha cabeça disse… sim.
“Primeiro estranha-se. Depois entranha-se”, como dizia o bom do Pessoa, sobre a Coca-Cola. Ele era mais absinto, mas… o refrigerante, afigurou-se-lhe assim.

Quanto ao filme… foi merecido. Trata-se de… cinema em estado puro. É uma obra digna de figurar ao lado de outras grandiosas, que figuram nessa galeria privilegiada dos melhores. Como amante que sou, não vou cometer nenhuma inconfidência de mau gosto, capaz de estragar o impacto a quem se sirva depois. Mas, de entre o que já se sabe, e já eu sabia também, posso adiantar que é uma história envolvente, enternecedora, envolta num ambiente de fábula, que me fez muito lembrar “O fabuloso Destino de Amélie”. Tudo se passa no cenário da guerra fria, onde há americanos, russos e israelitas; se estuda a ida ao espaço, e é aí (em belíssimos cenários e guarda roupas, no meio de muitas personagens carismáticas, que se desenrola uma história de amor bizarra, entre uma muda vítima da solidão, e um ser estranho, híbrido, um anfíbio com ar de humano.



O filme é um fresco impressionante, que mais parece um puzzle muito elaborado, onde nada está fora do lugar. Tudo ali é realmente bom, e bonito.
Eu quis espreitar se era um exemplar de boa qualidade, e espreitando… deixei-me arrastar para as águas profundas, e ali fiquei, com eles, nas duas horas seguintes, em total apneia.
Este momento que escolhi para ilustrar o fascínio que a fita teve em mim, recorda um momento da banda sonora original, que revela muito do que ali se passa, e retrata.


Digam o que disserem, por mais avançados que sejam os artistas de hoje em dia, por mais elaborados e virtuosos que sejam os reis do mainstream, não há forma de conseguirem suplantar esta maravilha protagonizada pela absolutamente estrondosa Carmen Miranda. Tudo ali retratado é harmonioso, simples, gracioso e perfeito.



E é neste ambiente onírico do filme, que se digladiam mundos, visões, conceitos e religiões. Que coisa é aquela?, perguntam os que o querem estudar, quem o quer amar, os que o querem roubar, quem o quer entender, os que viviam à margem da civilização moderna, que o idolatravam; que o seguiam e adoravam, pelas suas capacidades, e pelo seu pode regenerador, capaz de desafiar os limites dos demais humanos, dos filmes, e até da própria vida.  










Claro que recomento a visualização! Eu adorei viver, e crescer com ele.

E volto a reformular a minha vontade de não mais me deixar levar pela vida, ao ponto de me permitir viver tanto tempo longe dos filmes. Se eu mandasse realmente nela, duas, das 24h, eram dedicadas às imagens projetadas no escuro.

Tão bom…

Amei.











Sem comentários: