sexta-feira, 18 de maio de 2018

OUTEIROS EM FESTA!



Caros conterrâneos, habitantes de Santo António das Areias, residentes nos Outeiros:

         Na tarde do dia 16 de Maio de 2018, reuniram na zona do Cantinho do Miradouro, por sugestão do nosso amigo Francisco Nunes, por todos carinhosamente conhecido como Chico Barril; os moradores Manuel António Santos, António Machado, Jesus Raposo, João Bengala, Mário Barradas, e Pedro Sobreiro. Outros tinham sido convidados, mas porque uns não puderam, por afazeres diversos da sua vida pessoal; outros porque se esqueceram, apenas estes compareceram. Por base do convite, não houve outra força que não fosse a amizade e estima pessoal. O objetivo foi lançar a base, e dar os primeiros passos, para que no futuro possamos vir a realizar a festa dos Outeiros.


         Longe de quaisquer outros interesses, políticos ou partidários, a força que nos une é o prazer por vivermos juntos, nesta área de Santo António das Areias. Isso queremos celebrar!
         As festas populares já viveram os seus tempos áureos, nos anos 80 e 90. Contudo, as limitações normativas, sobretudo tributárias, fizeram com que caísse em desuso, a prática desta manifestação popular tão salutar. A intenção destes amigos, é precisamente reavivar esta tendência, dentro de toda a legalidade, e conseguir reunir as condições para que se festeje o nosso bairro.
         Ao perspetivarmos a festa dos Outeiros, queremos que esta área, esta zona, seja um ponto comum, capaz de reunir os habitantes do antigo bairro dos Outeiros, e os há poucos anos chegados ao Bairro Manuel Pedro da Paz. Seremos todos juntos, com a mesma base, com o mesmo objetivo.
         Para que este propósito se concretize, necessitamos da sua / tua / vossa ajuda, aí de casa. Procuramos braços, e cabeças, que queiram ajudar! Nesta organização, nesta comissão de moradores, todos fazem falta! Deixemos que a liderança seja repartida, e as vozes de comando surjam naturalmente, em toda e qualquer área de trabalho/lazer.
         Após estudo do calendário de festas e romarias do nosso concelho, para que não haja duplicações, nem atropelos; apontámos para que neste ano, os festejos se realizem nos dias 29 de Junho, sexta-feira; e sábado, dia 30; os dias da saudosa e sempre recordada festa da Relva da Asseiceira, cuja excelente organização nos serve de modelo. Para este ano de arranque, faremos festa em apenas 2 dias. De futuro, caso tudo se desenrole como esperamos, poderemos estender a festividade por mais dias.
         Todos fazem falta, sobretudo neste primeiro ano. Seja na cozinha, nos bares, nas arrumações, no serviço de mesa, no apoio logístico, não há esforços que sobrem.
         Os proveitos serão investidos NA ÍNTEGRA, em melhoramentos diversos para os Outeiros, segundo propostas abertas a todos, e decididas pela maioria.
         Nada nos norteia, senão o bem comum!
         Ajudem-nos a ajudar-vos (a viver aqui, melhor).

         A Comissão,

Sem comentários: